A Prefeitura de Contagem vistoriou as obras do Beco Assunção e da rua Oswaldo Cruz, ambos os locais fazem esquina com a avenida Tereza Cristina, na região Industrial, na quinta-feira (12/8). As duas obras são demandas da população que aguardam há décadas por uma resolução, que está sendo viabilizada agora.
O grupo de vistoria contou com a participação da prefeita de Contagem, Marília Campos; do secretário de Governo, Pedro Amaral; do presidente da Câmara de Contagem, vereador Alex Chiodi; da administradora da Regional Industrial, Renata Gomes; do subsecretário de obras, Jaci Cota; além de moradores da região.
O primeiro local a ser visitado foi o Beco Assunção. Em períodos chuvosos, os moradores são afetados pelas enchentes e pela água que invade as residências. Em janeiro deste ano, as chuvas causaram estragos no local e, durante uma visita da prefeita, os moradores solicitaram uma resolução.
“Vim aqui no início do ano, logo depois das chuvas e as pessoas estavam revoltadas e se sentiam ameaçadas por novos períodos chuvosos. Avisei que, naquele momento, estávamos vindo aqui para dar assistência e voltaríamos para fazer intervenções e melhorar a situação de quem mora aqui. Agora, acredito que essas obras vão ajudar a minimizar os problemas”, disse Marília.
As intervenções no local contemplam a correção de piso e implantação de rede drenagem com um investimento no valor de R$ 42,2 mil. As obras iniciaram no dia 3 de agosto e o término está previsto para este mês. Os engenheiros identificaram problemas de caimento de água e realizaram melhorias para evitar alagamentos.
Geovania Moreira Santos é moradora do beco há 16 anos. Para ela, as intervenções mostram o compromisso da Prefeitura com o diálogo. “Tenho certeza que vai melhorar a qualidade de vida, e deixar o ambiente mais bonito e mais limpo. Espero que possa reduzir as enchentes no beco, pois em época de chuva a água entra na casa. Vale ressaltar que nunca fizeram nada aqui. A atual gestão se empenhou, assumiu o compromisso e está realizando a obra”, disse.
A moradora, Lorena Moreira, 23 anos, disse que a obra vai melhorar também a geração de renda, já que ela trabalha em casa. “Adorei a obra, vou poder receber mais clientes em casa, agora que o acesso ao beco melhorou”, comemorou.
Rua Oswaldo Cruz
Os moradores da rua Oswaldo Cruz também necessitavam de melhorias. Em junho deste ano, a prefeita esteve no local e os moradores relataram que aguardavam há mais de 40 anos pela regularização da rua, que faz esquina com a avenida Tereza Cristina. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos produziu e está executando o projeto de adequação da via.
Durante a visita, os moradores comemoraram o início da obra tão aguardada. O local, que antes era um beco, será revitalizado e pavimentado, tornando-se uma rua com fluxo viário e iluminação em LED. O investimento é na ordem de R$ 72,9 mil.
“São pequenas intervenções que fazem muita diferença na vida da população. E é assim que vamos trabalhar, em diálogo com os moradores para entender as demandas, e promover melhorias que garantem qualidade de vida ao cidadão de Contagem. É um trabalho pela vida”, disse Marília.
As intervenções foram comemoradas pelo senhor Antônio Sansão, que mora no local desde a década de 1970. Ele foi um dos primeiros moradores da rua e aguardava ansiosamente pela intervenção. "Estou muito feliz, confesso que não esperava por isso. Há muitos anos que moro aqui, muitas vezes nós pedimos por essa reforma e nunca fomos atendidos. Agora, vendo a realização, fico extremamente satisfeito. Vai melhorar demais”, disse.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: