As academias de ginásticas voltaram a funcionar nesta quinta-feira (22/4), após reuniões virtuais realizadas pela prefeita de Contagem, Marília Campos, que discutiu com a categoria a reabertura gradual da atividade. O Decreto 106/2021 que validou a abertura foi publicado na terça-feira (20/4).
De acordo com a Chefe do Executivo, a estratégia adotada pelo governo é baseada no diálogo com a comunidade e com os representantes das atividades econômicas do município.
“Nós pactuamos três estratégias para o enfrentamento da pandemia. A primeira delas é o diálogo com cada segmento. É por meio do diálogo que a gente constrói consensos. A segunda é apostar numa realidade metropolitana, onde não podemos adotar uma política diferente das outras cidades. E a terceira é vacinação. Além de receber doses definidas pelo Governo do Estado, ainda estamos batalhando por um envio maior de quantidade de vacinas”, afirma.
Do mesmo modo como foi feito em decretos anteriores, a volta gradual do segmento de atividades físicas no município foi discutida e aprovada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, composto por representantes da saúde, da Câmara de Vereadores, membros do governo e Ministério Público Estadual (MPE).
Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico estão autorizados a funcionar de acordo com as regras estabelecidas pelos decretos municipais e com a adesão a Campanha “Pacto Pela Vida”, criada pela Prefeitura em janeiro deste ano, para garantir o funcionamento das atividades econômicas no município durante a pandemia.
Os estabelecimentos devem seguir horários específicos e regras de higienização pessoal, uso de máscara e distanciamento social.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Renê Vilela, também acompanhou as reuniões e falou sobre a importância de manter o diálogo com os segmentos para a reabertura das atividades.
“É importante deixar claro que sempre conversamos com as academias desde o início da gestão, por compreender a grave crise econômica enfrentada pela categoria, e que o município ao decretar o fechamento da cidade, estava cumprindo uma determinação do Estado. Agora, voltamos às tratativas com todos os setores para viabilizarmos esta reabertura gradual”, finaliza.
O decreto também contempla outras atividades.
Repórter Milla Silva