Neste sábado (24), celebra-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No nosso município, a Associação dos Surdos de Contagem (ASC) está há mais de 30 anos na luta pela promoção dos direitos da comunidade surda.
Um dos serviços que a ASC oferece, em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, é a Central de Libras de Contagem, que disponibiliza gratuitamente a pessoas surdas intérprete para acompanhá-las em compromissos jurídicos, de saúde, dentre várias outras atividades.
A Associação dos Surdos de Contagem (ASC) foi fundada em 29 de novembro de 1988, e funciona na Rua Riso do Prado, 198, no bairro Eldorado. A entidade reúne diversas conquistas importantes para a comunidade que representa.
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, reafirma a importância da Libras e da Central de Libras. “Ter a Libras como uma língua oficialmente reconhecida em nosso país e comemorar esta importante data é uma conquista cidadã da comunidade surda. O reconhecimento da Libras como língua tira o surdo do lugar de uma linguagem gestual e coloca-o no lugar de dignidade de dizer que tem direito e possui uma língua, que é um dos pilares de sua identidade”, afirma ele.
“Aqui em Contagem, a Central de Libras trabalha na construção cotidiana da cidadania da pessoa surda, permitindo que tenha condições de se comunicar e acessar os serviços que a cidade oferece, transpondo as barreiras da comunicação. Este é um compromisso do governo Marília Campos: garantir cidadania a todos e todas contagenses, sem excluir ninguém”, ressalta.
Para solicitar o serviço da Central de Libras, o interessado deve entrar em contato com a Central para realizar o cadastro e agendar, conforme a disponibilidade. Os contatos podem ser feitos por diversos meios: WhatsApp (31) 97139 9180 / (31) 99263 9286, e-mai: central.librasasc@gmail.com.br, Facebook da Central de Libras ASC, site https://www.ascontagem.org.br ou pelos telefones (31) 2565.0782 / (31) 2567.7741.
O horário de atendimento é das 8h às 18h. Neste período de pandemia, é necessário agendar o atendimento presencial.
Libras foi regulamentada há 19 anos
No dia 24 de abril de 2002, foi promulgada a Lei 10.436, que trata da regulamentação da Libras (Língua Brasileira de Sinais), descrita como forma de comunicação e expressão da comunidade surda. A lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas.
Em comemoração aos 19 anos de promulgação, a Associação dos Surdos de Contagem produziu um vídeo que está disponível em seu canal oficial no Youtube, e também pode ser visto através do link (https://www.youtube.com/watch?v=1irHGyCRB4E).
Repórter Isabela Melo