Na atual gestão, houve uma reorganização do modelo de atenção na rede de saúde bucal do município, que passou a priorizar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), com a mudança das equipes tradicionais para saúde da família.
Esse trabalho de reorganização da atenção básica fez com que houvesse um aumento do número de equipes de Saúde Bucal (eSB) da ESF das 21 existentes em janeiro de 2017 para 30 equipes em março deste ano. As equipes de saúde bucal são compostas por um dentista e um auxiliar em saúde bucal ou um técnico em saúde bucal. O acesso para os serviços se dá a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Em janeiro de 2017, havia 21 dentistas em eSB de saúde da família e 35 em equipes tradicionais. Durante o ano passado, houve a contratação de seis dentistas e três auxiliares (40 horas) para a ESF e de quatro dentistas (20h) para as equipes tradicionais. Já em janeiro de 2018, o município contava com 30 dentistas na ESF e 25 dentistas na equipe tradicional.
“Houve aumento das equipes de saúde da família e redução de equipes tradicionais, devido à reorganização do modelo o que ampliou a cobertura de 18,90% em janeiro de 2017 para 24,55% em abril de 2018", explica a referência técnica (RT) de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Angela Regina Fontoura.
A priorização da saúde da família também fez com que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município passem a contar com Saúde da Família, e, entre essas, 38 possuam equipamentos de saúde bucal. No âmbito da atenção básica, no atendimento individual, há o controle das principais doenças bucais, tais como cárie, doença periodontal (na gengiva) e câncer de boca, bem como cirurgias e atendimentos aos quadros de urgência.
Já na atenção bucal especializada, a rede SUS/Contagem conta com os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Hospital Municipal José Lucas Filho (HMC). “Os encaminhamentos para as consultas especializadas no CEO são feitos por meio de guia de referência e contrarreferência e são reguladas pelo SISREG. Existem critérios para estes encaminhamentos e todos devem ser feitos por dentistas da atenção básica após o término do tratamento disponível neste nível. Também é importante dizer que, neste ano, a SMS iniciou um convênio com a FHEMIG para residência em Cirurgia Bucomaxilofacial, e dois residentes em odontologia passarão a atender no CEO uma vez por semana”, completa a também RT de Saúde Bucal da SMS, dentista Mariana Pompeu.