Para conscientizar e orientar moradores de Contagem sobre a seriedade da pandemia do coronavírus (Covid-19) e as medidas decretadas pelo prefeito Alex de Freitas com o objetivo de conter a proliferação do vírus na cidade, a Guarda Civil de Contagem (GCC) está fazendo, por toda cidade, operações preventivas. Na última semana, dias 25 e 26/3, o grupamento da GCC esteve na orla da Lagoa Várzea das Flores dando orientações às pessoas que estavam no local .
Viaturas do comando, da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), do Grupamento de Policiamento Ambiental, da Fiscalização Operacional (Fiscop) e do Comitê Fiscalizador de Contagem (COMFISC) se uniram nesta ação. Os guardas civis de Contagem orientaram moradores e frequentadores da orla, utilizando um megafone para divulgar a mensagem de alerta, pedindo que as pessoas respeitem o distanciamento social, medida que é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal forma de evitar a disseminação do vírus.
A Guarda Civil de Contagem está cumprindo seu papel preventivo segundo o comandante da corporação, Levi Sampaio. "O 153, telefone da guarda está disponível para atendimento da população, diante do momento que estamos vivendo. Na Várzea das Flores vimos bares e comércios fechados, mas ainda foi possível ver muitas pessoas na orla da lagoa. Por isso, aimportância dessa ação. A conscientização é fundamental para vencermos essa batalha”, afirmou.
“Vemos a consciência dos cidadãos em resposta ao momento difícil que estamos passando, não só em Contagem, mas no Brasil e no mundo. Contamos com a ajuda de todos e, graças à Deus, temos a compreensão da maioria dos moradores. Logo, voltaremos à normalidade", disse, esperançoso o comandante da Guarda de Contagem.
As operações preventivas da Guarda Civil continuam em toda a cidade e a instituição pode ser acionada no 153.









