O prefeito Alex de Freitas se reuniu no fim da tarde de quinta-feira (23) com os componentes do Comitê de Crise criado na Secretaria Municipal de Defesa Social para traçar ações emergenciais e preventivas diante do alto índice pluviométrico que castiga Contagem desde domingo (19). Alex acompanha de perto todas as medidas executadas para evitar tragédias envolvendo a população. As informações sobre a criação de cinco pontos de atendimento e pronta-atuação foram repassadas ao prefeito, que agradeceu o empenho do Comitê, formado por todas as secretarias municipais, Defesa Civil, Guarda Municipal e Transcon, com apoio das forças de segurança e Defesa Civil do Estado.
Nesta quinta, a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal avaliou preventivamente 70 residências da Vila Itaú devido ao risco de inundação, uma vez que o córrego que corta a localidade estava com volume de água superior ao normal. Vinte pessoas foram retiradas dos imóveis: sete encaminhadas para a Escola Vasco Pinto da Fonseca, no Eldorado, um dos abrigos criados pela Prefeitura. O restante optou por se abrigar em casas de parentes e amigos.
O Plano de Ação executado pela Defesa Civil consiste em frentes de trabalho criadas nas escolas municipais Virgílio Melo Franco, Pedro de Alcântara, Professora Lígia Maria Magalhães, Heitor Vila Lobos e Vasco Pinto da Fonseca.
Cada frente de trabalho conta com: - Dois guardas municipais - Dois assistentes sociais - Dois enfermeiros - Dois servidores da Administração correspondente - Um servidor da Educação - Dois servidores da Defesa Civil - Um caminhão - Uma retroescavadeira - Seis servidores da Manutenção (equipados com ferramentas) - Um médico - Dois enfermeiros - Dois assistentes sociais - Um engenheiro - Uma viatura da Polícia Militar - Uma guarnição do Corpo de Bombeiros
As equipes estão aptas a atuar imediatamente quando são emitidos alertas pelo Gabinete de Crise.









