O natal de Erlon Soares de Souza, de 40 anos, será mais especial em 2019. Desempregado há 12 meses, ele procurou a Secretaria de Trabalho e Geração de Renda de Contagem e, por encaminhamento do Sistema Nacional de Emprego de Contagem (Sine), está atuando como segurança em uma empresa mecânica no bairro Ressaca.
[caption id="attachment_50481" align="alignleft" width="170"] Erlon comemora volta ao mercado de trabalho. Ele conseguiu uma vaga após procurar atendimento no Sine Contagem[/caption]Segundo Erlon, o Sine foi fundamental para a conquista da vaga de emprego. “O acesso foi muito fácil, entreguei meus documentos e em pouco tempo fui chamado e comecei a trabalhar. Eu estava precisando muito voltar ao mercado de trabalho. Tenho duas filhas e estou muito feliz com esta retomada, principalmente por fechar o ano empregado”, disse.
O segurança faz parte dos dados que apontam Contagem como a terceira cidade que mais gerou empregos em Minas Gerais e menos demitiu no período de janeiro a outubro de 2019. O município também está com o saldo de empregos positivo, gerando 3.740 novos postos de trabalho. Os setores com melhores desempenhos foram: serviços, industrial e construção civil, o que evidencia a fase de obras e melhorias que a cidade vem passando.
Os dados foram apurados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, e também mostram que a cidade só demitiu mais que admitiu nos meses de março e agosto, nos demais Contagem teve saldo positivo. Os dados foram analisados e trabalhados pela equipe do Observatório Socioeconômico de Contagem.
Segundo a economista Alessandra Angelini Gerhardt, apesar da difícil retomada do caminho do crescimento, o país avança com medidas em curso como a Reforma da Previdência e o início de uma discussão sobre uma Reforma Tributária. “A economia já sinaliza uma pequena melhora, ainda que em ritmo lento. O mercado de trabalho já apresenta sinais de recuperação e traz novas oportunidades. Tais medidas de cunho macroeconômico somadas às políticas públicas adotadas em âmbito municipal, como os investimentos em obras de infraestrutura, contribuem fortemente para o saldo positivo de empregos em Contagem", ressaltou.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, a cidade vem criando ações de desburocratização, que atraem mais empresas para Contagem e retêm as já instaladas. “A partir das medidas e boa relação da Administração Municipal com o empresariado, a cidade vem apresentando números positivos em várias áreas. As políticas públicas que vem sendo estabelecidas contribuem para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no município”, pontuou.
“Acredito que o bom desenho da cidade em galgar êxito na inserção do trabalhador no mercado se deve aos esforços da cidade em atrair investimentos e empresas pra Contagem. Os investidores reconhecem a cidade como uma das mais estratégicas pra logística no país, o que nos deixa ainda mais atraente pra receber esses empreendedores”, pontuou o secretário municipal de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro.
Conheça o portal do Observatório Socioeconômico de Contagem
Acesse contagem.mg.gov.br/observatorio e consulte os indicadores de Contagem do mercado de trabalho, segurança, educação, saúde, entre outros. O principal objetivo do Observatório é organizar informações, fazer estudos e análises capazes de subsidiar as esferas pública e privada, bem como a sociedade em geral, promovendo a transferência do conhecimento com a produção de informações para a tomada de decisões que, por sua vez, contribuirão para a atração de investimentos e redução das desigualdades locais.