A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda, tem ofertado ao cidadão contagense cada vez mais oportunidades de recolocação ou inserção no mercado de trabalho. Nos últimos meses, o Município se destacou como uma das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que mais geraram empregos em Minas Gerais.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, o Município teve saldo positivo de contratações com mais de 3.440 efetivados, entre janeiro e setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para o diretor de Emprego do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Contagem, Filipe Vieira, os bons números apresentados pelo Sine Contagem têm como base o trabalho na captação ativa de vagas. “É bastante satisfatório ver a cidade mantendo saldo positivo no que diz respeito a emprego, mostra que o trabalho vem sendo bem-feito e está surtindo efeito. Estamos mantendo números superiores aos anos anteriores no quesito contratações por intermédio do Sine”, afirma.
Parte do resultado é garantida por meio de parcerias com empresas do município que procuram o Sine para divulgação de vagas. A intermediação que o Sine realiza com as corporações tem proporcionado a recolocação no mercado de trabalho, em média, de 300 trabalhadores por mês. A entidade é bastante procurada pela população em busca de trabalho do município e até mesmo por trabalhadores de outras cidades da região metropolitana. “Nosso posto tem sido referência no estado de Minas Gerais no que se refere a captação de vagas e contratações. Estamos muito animados para seguir melhorando esses números, oferecendo boas oportunidades à população. Essa parceria é de suma importância para que possamos cada vez mais ofertar vagas de emprego à população”, afirmou Vieira.
Para o secretário Municipal de Trabalho e Geração de Renda, Fredim Carneiro, o Município sempre foi uma referência no que diz respeito a vagas para o mercado de trabalho devido à relevância das empresas instaladas na cidade. “Nós temos tido resultados positivos, mais empregados que desempregados, e o Sine tem uma grande participação nesses números, visto que nosso setor de capacitação tem trabalhado muito bem. Normalmente, a gente tem aqui cerca de 150 vagas por dia e, recentemente, tivemos 250, 300 e até 370 vagas em um dia só”.
Para finalizar, o secretário afirma que a meta é continuar no mesmo ritmo para que a cidade produza cada vez mais empregos. “A gente vai continuar o mesmo ritmo para tentar colocar disponíveis mais vagas possíveis e, assim, diferenciar Contagem das demais cidades grandes no que diz respeito às oportunidades de emprego”, finaliza Carneiro.
Capacitar para Crescer e Corte e Costura
No intuito de qualificar jovens para a entrada no mercado de trabalho, a Secretaria de Trabalho e Geração de Renda, por meio do Centro de Formação do Trabalhador (CEFORT), oferece o curso “Capacitar para Crescer” para jovens de 16 a 22 anos. O curso tem duração de 50 dias, com aulas de segunda a sexta-feira. São 80 vagas, divididas em duas turmas, nos turnos manhã e tarde.
O “Capacitar para Crescer” tem como objetivo avaliar e orientar o jovem, visando prepará-lo para o primeiro emprego. Ao término do curso, os inscritos que concluírem o curso recebem um certificado. No primeiro semestre de 2019, foram 80 formandos. Desses, 55 foram inseridos no mercado de trabalho por meio de indicações do Sine. A expectativa é fechar o ano de 2019 com mais de 200 jovens formados pelo CPC, com a colocação, em média, de 75% desses jovens no mercado de trabalho.
Já o curso de corte e costura possibilita aos alunos maiores de 18 anos o exercício de uma nova atividade que contribui para geração de renda. As aulas são no CEFORT de segunda a sexta-feira. As turmas são compostas por 34 alunos que fazem os cursos nos turnos da manhã e tarde.
As inscrições para novas turmas foram abertas na segunda-feira (14). Interessados devem se inscrever até o dia 31 de outubro no Centro de Formação do Trabalhar (Cefort), localizado na rua São Marcos, nº 247, bairro Água Branca. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço.