Com intuito de alertar a população sobre os cuidados necessários no cotidiano para a manutenção de uma rotina saudável, o Dia Nacional da Saúde e Nutrição é celebrado em 31 de março. As secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação por meio Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Sustentável de Contagem (COMSAN) realizaram na terça-feira (26/03) atividades sobre a “Saúde e Nutrição: Hábitos para Vida” na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca.
Esta data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Este dia foi escolhido para que as pessoas possam refletir sobre sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nesta área.
Para a presidente do CAE, Maria Dolores Paiva, pensando nisto e sabendo da importância em desenvolver nos munícipes o hábito de uma alimentação saudável aliado aos cuidados com a saúde, principalmente nos estudantes para que possam ter um ótimo desenvolvimento físico e cognitivo. “Trabalhar principalmente com as crianças mostrando para elas o valor da alimentação e elas acabam levando para casa, conversando com pais sobre a alimentação adequada. E com tudo teremos novos formadores de opinião”, destaca a presidente do CAE.
Foram realizadas atividades como: pesagem dos estudantes realizada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Única de Contagem. Apresentação da Peça Teatral "Viver bem com uma Alimentação Saudável" apresentada pelo grupo teatral “Agente em Cena”, da Secretaria de Saúde, palestras sobre "Alimentação Saudável para a Vida", proferida pela nutricionista da SEDUC, Andréia Braga e a nutricionista do Restaurante Popular de Nova Contagem, Natália Guerra. E finalizando as atividades foram distribuídas sementes pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF) aos estudantes.
Segundo a vice-diretora da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca, Débora Lobato, a escola sempre teve essa preocupação com a vida ativa e a alimentação dos nossos estudantes. Desenvolvemos projetos que estimulam a melhoria dos hábitos, fazendo alimentos saudáveis na própria escola. “Essas atividades realizadas na escola contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, quanto mais novos começarmos a pensar e trabalhar essas mudanças alimentares, mais fácil será ter uma vida saudável depois de adultos”, reforça a diretora.