Coordenadora do Movimento Transformar Contagem, a primeira-dama Luciana de Freitas reuniu-se, na segunda-feira (18), com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, formada por Rosana Matias, Iara Lúcio e Rodrigo Ribeiro, e com o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Hugo Vilaça. O objetivo foi ajustar os detalhes do evento programado para o dia 11 de abril, em que será comemorado o início do plantio de 2 mil árvores em Vargem das Flores.
A educadora ambiental Iara Lúcio explica que a participação da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), no Transformar Contagem, será promover atividades voltadas ao meio ambiente. “Atividades como o plantio de árvores, educação ambiental em escolas, promoção de cursos ambientais, etc... Promoveremos o plantio de 2 mil árvores no entorno de Vargem das Flores, dentro do programa Cidade Verde, e faremos um grande evento para comemorar isso, programado, inicialmente, para o dia 11 de abril. Contamos com a participação de toda a sociedade”, convida a educadora.
Luciana de Freitas celebra o plantio das mudas e ressalta a importância de mostrar às pessoas que a Prefeitura tem todo o interesse na preservação dessas áreas. “Houve um equívoco na interpretação do novo Plano Diretor, e apareceram boatos de que a Prefeitura estaria facilitando o desmatamento da região de Vargem das Flores. Portanto, é simbólico que façamos esse plantio na região”, afirma a primeira-dama de Contagem.
As discussões também giraram em torno do Movimento Transformar Contagem que, conforme explica Luciana de Freitas, é uma forma de agregar pessoas e instituições voltadas ao voluntariado. "É uma forma de trazermos as instituições para mais perto e também de fazer com que instituições com os mesmos objetivos se conectem. Na outra ponta, as pessoas interessadas em voluntariado, poderão se cadastrar mencionando suas áreas de interesse e habilidades. Eventualmente, as instituições irão convidá-las para participar de projetos. As pessoas poderão doar seu tempo, sua expertise, ou até objetos que porventura tenham em casa e não sabem como fazer para doar”, explica a primeira-dama. "A gente espera fazer uma cidade mais solidária, em que o voluntariado esteja mais presente."
Para isso, será lançado, no dia 30 de abril, um aplicativo de celular em que pessoas e instituições poderão se cadastrar. Basicamente, o objetivo do app é conectar os voluntários com as instituições da cidade.









