Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Faculdade Una realizou um evento com oficinas e palestras na tarde dessa quinta-feira (6). A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do Conselho da Pessoa com Deficiência e da Superintendência da Pessoa Idosa, participou da ação em prol de parcerias institucional com vários trabalhos junto a Faculdade.
Tatiane Franco, diretora da Una Contagem, disse que é uma honra a Una Contagem sediar o evento neste ano. “Nós pensamos fazer esse evento em um dia tão especial, que para nós todo dia é o dia da pessoa com deficiência. Neste mês de conscientização estamos fazendo uma ação de capacitação e de sensibilização da importância da inclusão”, disse.
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelino Lino, esteve presente no evento e disse que é uma alegria participar. “A Una tem uma política de atendimento a estudantes com deficiência e uma política que investe recursos humanos, recursos financeiros e investe na potencialidade do estudante com deficiência. A Secretaria de Direitos Humanos vivencia outras parcerias com a Una, e isso me deixa muito feliz, pois sempre são bons projetos. É muito bom quando estamos em um espaço, como o dia de hoje, em que o diálogo em que vai ser discutir é algo que já se vive”, alegou.
O presidente do Conselho municipal da Pessoa com Deficiência, Maurício Peçanha, palestrou sobre o tema empregabilidade para cerca de 40 pessoas. “Acho que juntos seremos muitos e separados, não somos nada. Acho que um dos propósitos enquanto conselho e enquanto Maurício, é regar uma plantinha de respeito todos dias para que ela cresça dentro do fundamento das pessoas com deficiência e todos os seres humanos”, disse Peçanha.