A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem se esforçado para ampliar o atendimento à população em situação de rua, especialmente a partir de 2017, quando a gestão do prefeito Alex de Freitas foi iniciada. “Temos nos esforçado para ampliar e melhorar o atendimento a estas pessoas que tanto necessitam da atenção do município, especialmente porque, na maioria das vezes, são encontradas em situação de extrema vulnerabilidade social”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira.
A secretária ressalta ainda que o objetivo é reinserir esta população na família, mercado de trabalho. Para isso, executamos um trabalho em rede de atendimento, e, dependo do caso, contribuindo para tirar documentação, tratamento de saúde e capacitações profissionais. “E por meio de um cadastramento prévio, este público também tem acesso à refeição gratuita no três restaurantes populares do Município. Além disso, são encaminhados para serem cadastrados no CadÙnico, para acessarem os programas sociais do Governo Federal. Atualmente, 260 estão recebendo a Bolsa Família”, destacou.
ATENDIMENTO
O Serviço Especializado em Abordagem Social é executado por meio da Associação de Moradores do Bairro Novo Progresso II (Amonp). O serviço é ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar o trabalho social de abordagem e uma busca ativa que identifique nas ruas, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos como: trabalho infantil, situação de rua, dentre outras situações do cotidiano.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) acolhe as pessoas em situação de rua como espaço de convivência. “São trabalhadas questões relativas à autonomia, pertencimento e protagonismo. Quem chega encontra suporte para a construção de um novo projeto de vida, possibilitando o resgate da autoestima, o restabelecimento e fortalecimento de vínculos”, explica Renata de Freitas Ávila, que atua na diretoria de Proteção de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Dentre os serviços ofertados pelo Centro, destaca-se a acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, informação, comunicação e defesa de direitos, referência, orientação e suporte para acesso à documentação pessoal; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais, dentre outros. O usuário também tem a oportunidade de lavar roupa no local e tomar banho e alimentação. Só não pode dormir, já que o local destinado para isso é o Abrigo Bela Vista.
Por falar nele, o Abrigo Bela Vista oferta um serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias em situação de rua por abandono, migração e dentre outras situações. “O funcionamento é ininterrupto, sendo de caráter de serviço provisório, tendo em vista que, ao ter acesso à proteção integral, esperamos contribuir, principalmente, para o processo de autonomia e de inclusão dos usuários, visando o rompimento das violações de direitos e à promoção social do sujeito”, explicou Mariana Dantas, da Diretoria de Alta Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social.