As Superintendências de Assistência Social e de Políticas Para as Mulheres de Contagem reuniram trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para um momento de aprendizado e reflexão a respeito do atendimento feito às mulheres nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Contagem.
“Diálogo sobre a Violência Doméstica e Sexual e a Contribuição do Serviço Social no Atendimento às Vítimas na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam/Polícia Civil) de Contagem” foi o tema da formação profissional, que ocorreu nessa quarta-feira (5) no auditório da Faculdade UNA Contagem.
“Dada a importância da temática e com o aumento da violência doméstica contra às mulheres, decidimos buscar maneiras para aperfeiçoar nosso atendimento. Foi um momento de muito aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Nosso objetivo é pactuar o fluxo de atendimento a essas mulheres”, explicou à superintendente de Assistência Social, Miralva Gonçalves.
A assistente social do Cras Parque São João, Nancy Silveira, destacou que foi um momento muito gratificante e que várias dúvidas foram esclarecidas a respeito do tema. “A capacitação veio a somar grandemente para os nossos saberes enquanto profissionais, uma vez que foram feitos esclarecimentos sobre como fazer um atendimento especializado a essas mulheres que já são tão vitimadas e fragilizadas", ressaltou.
Geralda Aparecida Nogueira, superintendente de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Contagem, valorizou o encontro e destacou o empenho do prefeito Alex de Freitas para buscar maneiras de aperfeiçoar o atendimento a este público. Ela também salientou que a Prefeitura está dialogando com o Judiciário mineiro para trazer para a cidade a primeira Vara Especializada em atendimento às mulheres.
Filipe da Silva, assistente social que atua no Serviço de Acolhimento às Meninas e Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual da (Deam/Polícia Civil) de Contagem foi o palestrante. Ele disse que fez de março de 2016 até o final de agosto deste ano, 3.739 atendimentos.
Filipe destacou ainda que a Prefeitura tem sido uma parceira enorme, pois a mulher vítima de violência transita também nos vários equipamentos do Município. Por fim, frisou que é importante esses gestores estarem qualificados para encaminharem de forma mais rápida e qualificada os casos até a Delegacia.
Serviço
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher fica na rua Manoel Teixeira de Camargos, 63, bairro Glória, em Contagem. Outras informações pelo telefone (31) 3398-5808. Ou se preferir fazer uma denúncia anônima, ligue no 180, Central de Atendimento à Mulher – que atende a todo Brasil.