Na tarde da última segunda-feira (20), dezenas de pessoas participaram de uma reunião para tratar da construção de uma Delegacia da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência em Contagem. Mais de 50 pessoas, representando dez cidades, participaram da reunião no auditório da OAB Contagem. Entre elas, estavam o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino, representantes da Casa de Conselhos de várias cidades, e três Comissões da OAB representando a família, a pessoa com deficiência e a pessoa idosa.
De acordo com a técnica do Conselho da Pessoa Idosa de Contagem, Vânia Ferreira, “o objetivo da reunião foi sensibilizar os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte quanto a importância da delegacia, além de levantar preposições, e compor comissão para dar encaminhamentos as demandas”. Ainda segundo Vânia, a comissão foi formada por dez pessoas.
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, demonstrou apoio à ação. “Venho em nome do prefeito Alex, trazer para todos o compromisso da Prefeitura de Contagem, do poder executivo da cidade, empunhar junto com os conselhos e com a organização da sociedade civil, essa bandeira de uma delegacia que acolha e atenda as demandas da população idosa e da população da pessoa com deficiência”, disse Marcelo Lino.
Para a próxima reunião, marcada para o dia 5/9, às 9h, está programada a presença da chefe da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (Demid), Danúbia Quadros, e a Delegada Laís Caetano, da Delegacia da Mulher. A expectativa é que elas possam esclarecer dúvidas como a questão da legalidade; falar sobre os termos legais de como a delegacia pode funcionar, incluindo sua infraestrutura; se ela pode ser metropolitana e, até mesmo, saber até que raio de distância ela pode atender. O local da reunião ainda será definido.