O Dia Mundial do Meio Ambiente foi simbolicamente escolhido para a realização da 6ª e última Pré-conferência de Meio Ambiente, preparatória para a II Conferência de Meio Ambiente de Contagem, a ser realizada no dia 16 de junho. Dessa vez, o tema abordado foi ‘Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável’.
Produzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, por meio da sua Diretoria de Educação Ambiental, a pré-conferência teve lugar no Teatro da Casa Azul, que teve suas dependências lotadas. Segundo a educadora ambiental, Iara Silva Lúcio, o local foi escolhido a dedo para que as apresentações tivessem mais leveza. “Queríamos um lugar que fugisse da situação formal de apresentação de palestras e o teatro proporciona uma experiência mais agradável e lúdica tanto para os palestrantes, quanto para o público”, afirmou.
E foi exatamente o que aconteceu. A equipe da educação ambiental abriu os trabalhos de forma descontraída apresentando uma pequena peça de teatro onde introduziram os assuntos a serem tratados e fizeram o convite para a IIª Conferência.
Foram chamados ao palco, o assessor Marcos Botelho, o vice-secretário José Roberto Garbazza e o secretário municipal de Meio Ambiente, Professor Wagner Donato que falou sobre os esforços da Semad no sentido de garantir a preservação ambiental. “Temos feito um trabalho muito sério na Secretaria. Tivemos, por exemplo, um papel importante da revisão do Plano Diretor de Contagem, onde nos colocamos como guardiães do meio ambiente e lutamos pelo desenvolvimento sustentável”, declarou.
As educadoras Ambientais Iara Lúcio e Rosana Matias abriram os trabalhos propriamente ditos falando sobre o trabalho da Semad, os avanços e desafios do setor. Elas abriram caminho para a palestra ‘Mudança Climática e Educação Ambiental’, proferida pelo geógrafo Alecir Antônio Maciel Moreira, professor da PUC Minas e doutor em Tratamento da Informação Espacial.
Após a palestra, houve uma nova intervenção artística com a apresentação do Grupo de Teatro Verdeperto, que encenou uma adaptação do texto do Luis Fernando Verissimo, “O Lixo”.
Encerrando o ciclo, foi apresentado o tema ‘A Legislação Ambiental nas Cidades e Modelos de Desenvolvimento da Sociedade e das Pessoas – Um Enfoque na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Educação Ambiental’ pelo professor de direito administrativo e direito ambiental da UNA Jorge Tassi.
A programação foi concluída com a apresentação musical do educador ambiental Geraldo Amâncio e do biólogo Pedro Cavalcanti que cativou toda a plateia.