Iniciativa moderniza processos, simplifica serviços e aproxima a população do desenvolvimento urbano da cidade
Para disponibilizar serviços mais rápidos, transparentes e acessíveis, a Prefeitura lançou o Programa “Contagem 4.Mais”, um conjunto de inovações e tecnológicas. Inspirado no conceito “4.0”, que remete ao avanço acelerado das tecnologias da “Quarta Revolução Industrial”, o projeto apresenta diferentes temas Entre eles, a simplificação dos processos de licenciamento urbanístico, a criação de uma escola de planejamento urbano, a implantação de um programa de educação urbana e a previsão de promoção de oficinas e seminários, todos voltados ao compartilhamento de conhecimento desde a idade infantil até os responsáveis técnicos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marco Túlio Freitas, o “Contagem 4.Mais” marca uma nova etapa na história do município. Segundo ele, o programa nasce com a proposta de modernizar a gestão urbana, simplificar processos, reduzir burocracias e levar conhecimento à sociedade, aproximando o cidadão dos serviços públicos. Desse modo, inspirado pelas transformações tecnológicas, é um avanço pensado no futuro, trazendo a lógica de inovação para dentro da gestão municipal.
“O grande diferencial do projeto é, justamente, sua capacidade de integrar educação, tecnologia, planejamento e eficiência. Estamos digitalizando procedimentos, automatizando análises, revisando normas antigas e criando regras mais modernas, claras e acessíveis. Tudo isso com um único objetivo: oferecer mais agilidade, mais transparência e mais segurança jurídica para quem vive, trabalha ou investe em Contagem”, disse.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação e Transcon, o “Contagem 4.Mais” apresenta um conjunto de mudanças legais para melhorias nos fluxos internos e tramitação dos serviços.
As atualizações também incluem a criação de outros sistemas e novas alterações nos Códigos de Obras, Posturas e Regularização Edilícia, o que moderniza os procedimentos e amplia a clareza das normas. Os serviços passam agora a ser organizados em três categorias, sendo elas: cidadão, empresa, e responsável técnico, para facilitar o acesso e tornar o atendimento mais intuitivo.
Modernização e inovação urbana
O “Contagem 4.Mais” também integra uma proposta de educação urbana voltada a aproximar os cidadãos do entendimento sobre a cidade e seu processo de desenvolvimento. Para o secretário da pasta, “essa evolução reforça a consciência cidadã, incentivando atitudes de responsabilidade e respeito pelo ambiente urbano”. Os benefícios para a população, segundo ele, são imediatos e concretos.
“Para isso, serão produzidas cartilhas educativas com conceitos urbanísticos simplificados, abordando temas como mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade, resíduos, legislação urbana, patrimônio, áreas verdes e participação comunitária. Os conteúdos serão adaptados para estudantes, professores, comerciantes, profissionais da construção, empreendedores, moradores e técnicos, contribuindo para uma cidade mais humana, organizada e sustentável”, explicou.
Marco Túlio Freitas ainda ressaltou que, com processos mais rápidos, a tendência é que o município atraia novos negócios, movimente a economia e gere empregos. “O Contagem 4.Mais representa um olhar adiante, que entende as necessidades da cidade e que trabalha para entregar sempre mais: mais desenvolvimento, mais oportunidades, mais eficiência e mais qualidade de vida”. E completou: “Essa nova etapa reafirma o compromisso da gestão com um projeto contínuo de transformação e consolida Contagem como uma referência nacional em planejamento urbano, inovação e educação urbana”, afirmou.