Contagem deu mais um passo no fortalecimento da transparência pública e da participação cidadã ao ter validado e publicado pela Open Government Partnership (OGP) o seu 2º Plano de Ação de Governo Aberto. O novo plano reúne ações construídas em parceria entre o poder público e a sociedade civil, com foco em temas estratégicos para o município como arborização urbana, políticas públicas para as mulheres e resolução consensual de conflitos administrativos. As iniciativas irão orientar ações da Prefeitura nos próximos anos, ampliando o acesso à informação e aproximando ainda mais a gestão municipal dos cidadãos.
Entre os compromissos assumidos está a implantação da Política de Arborização Urbana Participativa e Transparente, que prevê a elaboração e implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). O documento será um instrumento técnico e estratégico para organizar o planejamento, a gestão e o monitoramento das áreas arborizadas da cidade, utilizando dados e participação popular para definir prioridades e ações.
Outro avanço será a criação do Sistema Municipal de Políticas para as Mulheres. A proposta busca reunir e organizar informações sobre programas, ações institucionais e recursos públicos destinados às mulheres, permitindo maior acompanhamento das políticas públicas, fortalecimento da gestão e ampliação das ações voltadas à equidade de gênero em Contagem.
O plano também contempla a implementação da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Controvérsias de Contagem (CPRAC-C), no âmbito da Procuradoria-Geral do Município. Prevista na lei complementar municipal nº 392/2025, a iniciativa irá atuar na mediação e solução consensual de conflitos administrativos, reduzindo burocracias e fortalecendo o diálogo entre o poder público e a sociedade.
A controladora-geral do município, Nicolle Bleme, destacou que o reconhecimento internacional reforça o trabalho desenvolvido pela cidade nos últimos anos. “A aprovação do segundo Plano de Ação de Contagem com a OGP reforça o protagonismo do município na promoção da transparência, participação cidadã e inovação, consolidando novos compromissos de governo aberto construídos em parceria com a sociedade civil”, afirmou.
Contagem integra a OGP desde o biênio 2022-2024 e concluiu integralmente os cinco compromissos assumidos no primeiro plano de ação. Entre as entregas realizadas estão a ampliação dos mecanismos de participação popular, melhorias no Portal da Transparência, a criação do Plano de Integridade de Contagem e o desenvolvimento de ferramentas digitais para facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
Criada em 2011, a OGP reúne governos e organizações da sociedade civil de diversos países com o objetivo de incentivar práticas de gestão pública mais transparentes, participativas e responsáveis. A permanência de Contagem na iniciativa reforça o compromisso do município com uma administração mais aberta, colaborativa e conectada às necessidades da população.









