Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
14
14 MAI 2026
DEFESA SOCIAL
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
JUVENTUDE
Adolescentes protagonizam debate sobre direitos na Estação Juventude
receba notícias

“Faça Bonito: uma conversa sobre proteção e direitos das crianças e adolescentes” foi o tema da atividade realizada com adolescentes da Escola Municipal Glória Marques Diniz, nessa quarta-feira (13/5), na Estação Juventude. A atividade promoveu um momento de diálogo, escuta e reflexão sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes. 

A ação, em alusão à campanha nacional do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi uma iniciativa integrada das secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Defesa Social, Mulheres e Juventude, reforçando o compromisso intersetorial da Prefeitura de Contagem com a promoção dos direitos das crianças e juventudes.

Durante o encontro, os adolescentes participaram de conversas, atividades interativas e dinâmicas pedagógicas conduzidas de forma leve e acolhedora, incentivando a participação ativa dos estudantes e o compartilhamento de opiniões e experiências sobre temas relacionados à proteção, cuidado, respeito e garantia de direitos.

A secretária municipal de Mulheres e Juventude, Camilla Marques, esteve no evento e destacou a importância da Estação Juventude como espaço de fortalecimento das políticas públicas para adolescentes e jovens. 

“É uma alegria muito grande saber que a Estação Juventude se consolida como um espaço
de escuta, acolhimento e fortalecimento dos direitos de jovens e adolescentes. Essa ação
integrada reafirma o compromisso do município com a construção de uma cultura de proteção,
cuidado e participação social efetiva na nossa cidade.”

Secretária Camila Marques

“Sentir que os adolescentes se sentem em casa quando chegam à Estação Juventude, é uma grande satisfação para nós, e a certeza de que estamos no caminho certo da execução da Política Pública para a Juventude em Contagem. Realizar essa ação em parceria é sempre um sucesso e já estamos planejando a do próximo semestre”, disse a diretora de Políticas Públicas para a Juventude, Raquel Souza.

A referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Bárbara Caldeira, foi uma das responsáveis por conduzir uma dinâmica educativa com os estudantes, promovendo um espaço de diálogo aberto e participativo.

“Hoje queremos que vocês se sintam à vontade para conversar, opinar e compartilhar o que pensam sobre o cuidado, a proteção e os direitos das crianças e adolescentes, porque a voz de vocês é muito importante nesse debate”, destacou Bárbara ao abrir a atividade.

Para os estudantes, a experiência também foi marcada pelo sentimento de acolhimento e aprendizado. O adolescente Marconi, 14, contou que a atividade proporcionou reflexões importantes. “Foi uma conversa muito diferente e interessante, porque a gente conseguiu participar, falar o que pensa e aprender mais sobre nossos direitos. Achei importante ter um espaço assim para os adolescentes na cidade”, ressaltou.

A ação integra as mobilizações do Maio Laranja em Contagem, fortalecendo iniciativas de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, além de ampliar o diálogo com as juventudes sobre cidadania, proteção e participação social.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos.

 

Autor: Isabela Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Seta