A partir desta sexta-feira (6/2), a Secretaria Municipal de Saúde inicia a imunização com anticorpo monoclonal contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em recém-nascidos prematuros com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias. Na sequência, a estratégia será ampliada para crianças menores de 24 meses com comorbidades, conforme o fluxo estabelecido.
A imunização começará na Maternidade Municipal de Contagem, onde os bebês que nascerem na unidade e se enquadrarem no público-alvo receberão o anticorpo monoclonal ainda durante o período de internação. Já a partir das próximas semanas, as demais crianças que se enquadrarem no público-alvo deverão procurar a sala de vacinação de referência para dar início ao fluxo de solicitação do imunobiológico especial.
De acordo com a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Contagem, Clarissa Castro, “a bronquiolite é uma das principais infecções do trato respiratório inferior em crianças menores de dois anos, com impacto significativo nas hospitalizações, internações em unidades de terapia intensiva (UTI) e nos óbitos infantis, especialmente entre prematuros e crianças com condições clínicas especiais”.
“O Brasil é o primeiro país a proteger duplamente as crianças,
através da imunidade da mãe com a vacinação da VSR
a partir da 28ª semana de gestação e os bebês
que nascerem dentro do público alvo”.
Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Contagem, Clarissa Castro
Público-alvo:
Recém-nascidos prematuros com idade gestacional igual ou inferior a 36 semanas e 6 dias, independentemente do peso ao nascer;
Crianças com idade inferior a 24 meses que apresentem, no mínimo, uma das seguintes comorbidades: cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica; doença pulmonar crônica da prematuridade (DPCP); imunocomprometimento grave (inato ou adquirido); fibrose cística; doenças neuromusculares graves; síndrome de down; e anomalias congênitas das vias aéreas e doenças pulmonares graves.









