Após meses de trabalho intenso e empenho, a Prefeitura de Contagem entregou, nesse sábado (20/12), uma obra aguardada há décadas pelos moradores do bairro Tupã. As intervenções começaram no início de 2024, e contaram com investimentos de aproximadamente R$ 22 milhões. Foram mais de 30 mil m² de pavimentação planejada, drenagem pluvial e urbanização das vias públicas. Com infraestrutura de qualidade, os benefícios se estendem para toda a população, garantindo progresso, bem-estar e crescimento sustentável.
As intervenções vão proporcionar melhoria na mobilidade urbana, redução de alagamentos e erosões, valorização imobiliária e qualidade de vida. A obra é um marco para o desenvolvimento do bairro Tupã e um investimento essencial para a cidade de Contagem. O evento também foi marcado pelas apresentações da Guarda Civil de Contagem e do coral da Igreja Ministério Batista Mãos em Missões.
Durante a entrega, a prefeita Marília Campos, junto com sua equipe e os moradores, fizeram uma caminhada para ver de perto as obras prontas. “Bairros de periferia como este costumam ser lembrados por tragédias, principalmente em época de chuva. Mas agora estamos tendo a oportunidade de construir uma nova história. O Tupã será conhecido como um bairro que conquistou dignidade, e isso é muito importante. A Prefeitura garantiu dignidade aos bairros periféricos, às vilas e às favelas, e hoje realizamos muitas intervenções, pois temos compromisso com quem mais precisa”, frisou.
O vice-prefeito Ricardo Faria também deixou sua mensagem à população. “Os moradores se organizaram para lutar pelas melhorias do Tupã. Acompanhamos todo o processo dessas intervenções e agora viemos entregar a obra com muita alegria. O que temos hoje é um sentimento de grande satisfação, principalmente ao ver a felicidade nos olhos de cada um. Certamente, o Natal aqui no Tupã será muito melhor para todos”, disse.
Além da pavimentação planejada, a maioria dos passeios foi concretada. Em todas as ruas que possuem prédios de atendimento à população, como escolas, UPAs e demais equipamentos públicos, os passeios foram devidamente executados, garantindo acessibilidade e segurança. Em relação à drenagem pluvial, foi instalada uma rede de 2.380,99 m, já plenamente concluída, assegurando o escoamento adequado das águas pluviais e prevenindo alagamentos.
Para o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista, a entrega das obras representa uma verdadeira conquista para toda a comunidade. “É com grande alegria que estamos realizando um sonho, não só dos moradores do Tupã, mas também de outras regiões, pois esse bairro se tornou uma referência de esperança e transformação. Foram muitos anos de espera, diálogo e luta da população, e hoje vemos um resultado concreto, que garante mais segurança, qualidade de vida e dignidade para as famílias”, destacou.
Com ruas asfaltadas e calçadas adequadas, o deslocamento de pedestres e veículos será mais seguro e eficiente. A drenagem pluvial instalada evitará problemas com acúmulo de água e erosão do solo, garantindo maior durabilidade da pavimentação. Imóveis e terrenos no bairro terão maior valorização, estimulando o crescimento e desenvolvimento local. A urbanização também proporcionará um ambiente mais limpo, organizado e acessível para os moradores, promovendo segurança e bem-estar.
Conselheiro da Regional Vargem das Flores e morador do Tupã, Gilmar Batista, agradeceu à Prefeitura pela entrega das obras. “Antigamente, pedíamos Uber e as corridas eram sempre canceladas, porque ninguém vinha por causa de tanto barro. Hoje é completamente diferente: o carro chega em poucos minutos. Esse é um exemplo de como as pessoas daqui e de fora passam a enxergar essa vitória e as melhorias alcançadas. É a primeira vez que vamos passar o Natal e o Ano Novo sem a preocupação com a chuva, e isso é muito gratificante para nós”, afirmou.
As obras contemplaram a pavimentação de diversas vias, dentre elas estão as ruas Araras; Coetés; Sabiás; Douglas Lázaro; Maritacas; Bem-te-vi; Rouxinol; 10 de Maio; Geralda Florinda; Gaivotas (antiga rua W); Clóvis de Freitas; Colibris (avenida Colibris); Beija-Flor e Garças e av. Belgas.
Foto: Luci Sallum/PMC
Edna Rodrigues, 53, é moradora do bairro há 30 anos. “Depois dessa entrega sinto que agora o Tupã foi incluído no município. Hoje posso falar que o bairro está como um condomínio fechado, com boas ruas onde podemos andar sem medo de atolar o pé no barro. Agora é um lugar bonito, e até a chuva está bonita”.
Também moradora do bairro há 30 anos, Márcia Helena Soares, 59, acompanhou as obras desde o início. “Agradeço à Regional Vargem das Flores que sempre nos recebeu com tanta atenção. Acredito que quando trabalhamos juntos, o resultado vem melhor ainda. E, hoje, vejo que essas obras foram entregues a nós com toda dedicação dos vários trabalhadores e empenho da Prefeitura. Só tenho gratidão por agora termos dignidade até mesmo para chamar as pessoas para virem ao nosso bairro, pois agora temos um lugar digno”.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









