Com produções realizadas por estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargos, na região Sede, a exposição “Traços da Resistência: Personalidades Negras”, instalada no hall da Secretaria de Educação (Seduc), carrega os rostos de grandes personalidades negras que fizeram a diferença no Brasil e no mundo.
As obras foram produzidas com base nos ensinamentos aplicados em sala de aula sobre a importância da luta pela igualdade racial, da valorização da cultura afro-brasileira e da representatividade presente na vida de cada uma dessas pessoas, conforme relatou o professor Emerson Marsal.
“A exposição surgiu a partir da vivência da escola, grande parte dos alunos são negros e pardos e dentro da escola existe a questão do bullying e do racismo. A partir desse questionamento, nasceu a ideia de trabalhar a afrodescendência nas aulas de Arte”, disse Emerson.
O uso de cores vivas e traços marcantes estão presentes em todas as produções, que destacam a história de toda uma cultura que resiste aos preconceitos enraizados na sociedade e apresenta uma beleza vista por meio de visões que são o futuro de resistência e continuação de luta.
A exposição coloca em evidência a importância de abordar temas sobre a representatividade negra dentro das escolas como forma de garantir um futuro consciente moldado por uma educação inclusiva e responsável.
A arte de contar experiências de vidas, que moldaram a trajetória de uma luta existente há tanto tempo, por traços de estudantes é a exemplificação de que a educação é o meio acessível para conscientizar as pessoas a buscarem conhecimento e conhecerem os antepassados, fundamentais para toda a sociedade.
Serviço:
Traços da Resistência: Personalidades Negras
Local: Secretaria de Educação – rua Coimbra, 100, Santa Cruz Industrial
Data: Até 24 de novembro
Horário: 8h às 17h, segunda a sexta-feira









