Que tal ter acesso a comida deliciosa, saudável e com bom preço o dia inteiro numa praça no centro da cidade? Não seria uma ótima ideia? A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, realizará, no próximo sábado (11/10), das 8h às 16h, na praça da Jabuticaba (av. Prefeito Gil Diniz, bairro Nossa Senhora do Carmo), a IV Feira Anual da Agricultura Urbana e Familiar.
Consolidada como um dos principais espaços de valorização da agricultura urbana e familiar no município, a feira já se tornou tradição, atraindo grande número de pessoas a cada edição. O evento fortalece o trabalho de produtores locais e da região metropolitana, ao mesmo tempo em que incentiva o acesso da população a alimentos saudáveis e de qualidade.
A edição de 2025 da Feira Anual da Agricultura Urbana e Familiar contará com uma programação diversificada, pensada para atrair e envolver toda a comunidade. Durante o evento, o público poderá aproveitar a comercialização de produtos da agricultura urbana e familiar, acessar serviços públicos, participar de oficinas e se divertir com atividades voltadas especialmente para crianças e famílias. Além disso, haverá aulas de forró, espaço de convivência para integração dos participantes e apresentações culturais que prometem tornar o ambiente ainda mais animado e acolhedor.
Os visitantes também terão à disposição uma grande variedade de produtos que valorizam a produção local e sustentável. Entre eles estarão hortaliças, legumes e verduras fresquinhos, além de itens processados ou minimamente processados, como café, cachaça, geleias e polpas de frutas. O público poderá encontrar, ainda, mel e derivados, quitandas tradicionais como pães, bolos e biscoitos, além de produtos de origem animal, como queijos, ovos e defumados.
Também farão parte da feira os insumos agroecológicos, como mudas, sementes e compostos, cogumelos alimentícios, produtos agroextrativistas e artesanato rural, a exemplo de peças em capim-dourado e espada de São Jorge, além de micro verdes e brotos, que completam a diversidade do cardápio disponível.
A gerente de comercialização da feira, Priscila Silva falou da importância da feira para a comunidade:
“A feira é um espaço justo para os agricultores venderem seus produtos,
valoriza a produção sustentável e garante comida saudável para a população.
Além disso, fortalece a agricultura familiar e urbana, abrindo portas para políticas públicas
de soberania e segurança alimentar. Mas não é só isso: é um lugar de encontro,
convivência e celebração, que resgata a cultura e a gastronomia local.
Ou seja, não alimenta só o corpo, mas também a alma, com atividades culturais,
lazer pra família e até serviços de saúde”.
Priscila Silva, gerente de comercialização da Feira Anual da Agricultura Urbana e Familiar
Quem também ressaltou isso foi a agricultora Janete Barbosa, que irá participar da feira levando diversos temperos orgânicos. “A importância dessa feira é dupla: mostrar os nossos produtos e destacar a importância da alimentação saudável. São todos produtos orgânicos, plantados e colhidos por nós, que não levam nenhum produto químico”, relatou.
É um evento para colocar na sua agenda e uma oportunidade de prestigiar os produtores locais e garantir alimentos frescos, saborosos e saudáveis. Além disso, é também um momento de lazer em família e amigos, num dia de compras conscientes e de cultura.
Serviço
IV Feira Anual da Agricultura Urbana e Familiar
Data: sábado (11/10)
Horário: das 8h às 16h
Local: praça da Jabuticaba (avenida Prefeito Gil Diniz, bairro Nossa Senhora do Carmo, Centro)