Representantes da Prefeitura de Recife, em Pernambuco, estiveram em Contagem, na manhã dessa quinta-feira (25/9), para visita técnica às unidades e o funcionamento do Sistema Municipal de Segurança Alimentar, formado pelo Banco de Alimentos (BA), cozinhas comunitárias e pedagógica, Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf) e restaurantes populares.
O objetivo da visita da secretária-executiva de Segurança Alimentar e Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro; e da gerente-geral de Segurança Alimentar e Nutricional, Natália Outtes, foi conhecer as experiências e inovações desenvolvidas na cidade, que se consolidou como referência nacional em políticas públicas de combate ao desperdício e de promoção da alimentação saudável e acessível
A agenda começou com a recepção no Banco de Alimentos (BA), onde foi servido um café da manhã e realizadas visitas ao espaço e à Cozinha Pedagógica. Na ocasião, as gestoras conheceram o funcionamento do local, além de experimentarem receitas preparadas em cursos de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), como os do Projeto “Vida Doce sem Açúcar”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Em seguida, o grupo visitou o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), onde foram apresentadas a trajetória e a estrutura do Sistema de Segurança Alimentar, bem como o Programa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar.
Representantes da gestão municipal da capital pernambucana estiveram na cidade para conhecer de perto as ações da política de segurança alimentar e combate à fome realizadas em Contagem - Fotos: João Pedro Alcântara/PMC
A programação foi encerrada no Restaurante Popular e Cozinha Comunitária de Nova Contagem, na região Vargem das Flores. No local, foram apresentadas as ações de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas junto à comunidade, o funcionamento dos restaurantes populares e o papel das cozinhas comunitárias no atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
Para encerrar a agenda, no período da tarde, a comitiva de Recife visitou a Comunidade Quilombola dos Arturos, reconhecida como patrimônio de Contagem pela preservação de suas tradições culturais, religiosas e sociais, que mantêm viva a memória ancestral e a identidade negra.
Durante a visita, Márcia e Natália conheceram de perto as práticas de agricultura familiar sustentável, que garantem autonomia alimentar, fortalecem a economia solidária e contribuem para os programas municipais de segurança alimentar e nutricional. Ao final, Márcia Ribeiro destacou sua expectativa em compartilhar a experiência vivida em Contagem com os gestores e a população da capital pernambucana.
“Vemos aqui um trabalho de excelência. São 20 anos de política pública, que já resultam em importantes frutos. A cidade de Contagem é uma referência nacional quando falamos de segurança alimentar. É uma política consolidada e que serve de exemplo para todo o Brasil. Não vejo a hora de chegar em Recife e aplicar algumas das práticas utilizadas aqui.”
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Contagem, Marius Carvalho, “encontros como esse fortalecem a troca de experiências e reafirmam o compromisso do município com políticas públicas inovadoras e inclusivas, que unem sustentabilidade, educação alimentar e dignidade para toda a população”.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.