Com o objetivo de ampliar o acesso à formação técnica e profissional, a Funec deu início, na quarta-feira (24/9), à aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). A cerimônia, realizada em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, aconteceu no auditório da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na região do Riacho. Durante o evento, o comitê gestor apresentou os detalhes do programa, o cronograma das aulas e esclareceu dúvidas dos participantes. Além disso, foi feita a entrega simbólica de kits de materiais para estudo a um aluno de cada curso ofertado.
A formação atual corresponde à terceira e última etapa deste ano, que disponibiliza 170 vagas para os cursos de maquiagem, depilação, manicure e pedicure, assistente de contabilidade e língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros. As aulas serão realizadas nas unidades da Funec Inconfidentes e Industrial. Ao todo, somente em 2025, foram cedidas 563 vagas distribuídas em 13 cursos, abrangendo diferentes eixos tecnológicos e de acordo com as demandas do município.
A oferta dos cursos nos últimos anos ocorre dentro dos critérios do Programa “Novos Caminhos”, do Ministério da Educação, e da ferramenta Mapa de Demandas, que direcionam e fortalecem as ações de formação profissional de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Também foi realizado um estudo do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) para traçar metas e estratégias de gestão, garantindo mais eficiência na ação.
“A Funec é uma referência em Contagem e um verdadeiro patrimônio da cidade. Estamos muito felizes ao celebrar mais uma ação da instituição, que já forma nossos jovens no ensino médio, também contribuindo com a qualificação profissional. Essa etapa beneficia, principalmente, as mulheres, que vão se qualificar para ingressar no mercado de trabalho ou aprimorar ainda mais, promovendo mais oportunidades e empregabilidade. É gratificante contribuir com a qualificação profissional e o desenvolvimento das famílias do município.”
Vice-prefeito Ricardo Faria
A presidente da Funec, Renata Laureano, afirmou que a aula inaugural representa a realização de um sonho para qualquer gestor, seja do setor público ou privado, e ressaltou o empenho da equipe para superar desafios como a falta de tempo e recursos. “Aproveitem essa oportunidade com coragem, é uma porta que se abre na vida de vocês. Os turnos da tarde e da noite foram reorganizados para viabilizar o projeto, que é uma política pública abraçada pela Funec com excelência. O Pronatec é uma extensão do nosso trabalho no ensino médio, e queremos que vocês vivam essa experiência de forma integral. Tragam os problemas, nos ajudem a melhorar. O governo federal, a gestão municipal e todos nós confiamos em vocês. No primeiro semestre de 2025, ninguém desistiu e vocês também não vão desistir”, disse.
De acordo com o gerente de Ensino Profissionalizante e coordenador Geral do Pronatec, professor Reinaldo Nogueira, o Pronatec é um programa voltado para o acesso e à inserção no mercado de trabalho. Em parceria com a Prefeitura e a Funec desde 2013, o programa ofertou, neste ano, vagas distribuídas em três fases: a primeira, de março a junho; a segunda, de junho a setembro; e a terceira, iniciada recentemente, com vagas prioritariamente destinadas ao público feminino, que representa cerca de 97%.
“Tivemos mais de 800 inscritos, o que representa um grande sucesso da Funec na captação dos estudantes. Nosso diferencial é a descentralização da qualificação profissional, levando os cursos para todas as regionais da cidade, o que facilita o acesso, especialmente porque os alunos são bolsistas. Essa proximidade permite que eles consigam conciliar o trabalho e o estudo. O FIC se destaca por oferecer uma formação rápida, promovendo a inserção ou reinserção no mercado de trabalho de forma ágil, além de contribuir para a ampliação da escolaridade e para a retomada de oportunidades perdidas. Isso gera mais dignidade, responsabilidade social e também impacta positivamente no desenvolvimento do município”, explicou o professor.
Com os cursos, os estudantes encontram uma nova oportunidade de garantir um futuro mais promissor. A moradora da região Industrial e aluna de língua portuguesa e cultura brasileira, Delis Yamilet Rodrigues, migrante da Venezuela, falou em nome de seus colegas sobre a importância do acesso ao aprendizado da língua. “Nossa gratidão à Prefeitura de Contagem, que, por meio de suas políticas, acolheu e apoiou as iniciativas voltadas aos migrantes. É muito importante o curso de português que estamos vivenciando. Esse trabalho faz a diferença na cidade, que demonstra tanta acolhida e tanto amor aos migrantes, oferecendo dignidade, integração e esperança. Agradecemos a dedicação e paciência dos professores. É uma alegria compartilhar esse aprendizado com colegas de diferentes nacionalidades e histórias, unidos pelo desejo de crescer juntos.” E finalizou dizendo: “Reafirmamos nosso compromisso de continuar estudando para contribuir com o desenvolvimento do município.”
Já a estudante do curso de depilação e moradora da região do Riacho, destacou que viu nas aulas uma chance de se especializar, especialmente diante das inovações no mercado. Ela pretende cursar Estética e seu plano é começar atendendo em casa e, aos poucos, montar o próprio negócio. “Quero me tornar uma microempreendedora na área da beleza. Essa oportunidade que a cidade está oferecendo com os cursos faz toda a diferença, principalmente aqui em Contagem, onde muitas pessoas têm dificuldade de acesso a esse tipo de qualificação. Mesmo com os custos que normalmente existem, agora a gente tem uma chance real de se capacitar e conquistar um espaço no mercado. Uma vez que você se qualifica e tem o diploma em mãos, o mercado se abre. As chances de conseguir uma parceria ou até mesmo de abrir o próprio negócio aumentam muito. Fiquei muito feliz por ter sido chamada”, finalizou.