A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, está executando importante obra no Beco 15, na Vila Epa, região Sede, com o objetivo principal de cessar as possibilidades de riscos geológicos naquele local, classificado como R3 (risco alto). A ação faz parte do Programa de Melhoria de Vilas, Favelas e Periferias.
Entre as intervenções, estão a implantação de rede de microdrenagem, muros de contenção de encostas, escadarias de acesso e urbanização do local. Iniciadas em junho de 2024, as obras têm conclusão prevista para a segunda quinzena de agosto deste ano. O investimento total é de cerca de R$ 1,25 milhão com recursos do tesouro municipal.
“É uma obra importante, que contempla a construção de 113 metros lineares de contenção em bloco, com sete muros de arrimo, com alturas variadas; execução de concreto projetado em dois taludes, somando aproximadamente 160 m²; conformação de outros dois taludes, com corte e aterro de encosta e plano de cobertura vegetal com área aproximada de 340 m²; implantação de aproximadamente 70 metros lineares de rede de drenagem subterrânea, e sua conexão com a galeria existente no beco Maracanã”, destacou o superintendente de Urbanização de Interesse Social (SUI), Vinícius Figueiredo Henrique.
As intervenções vão garantir a estabilização dos taludes, com reforço nas encostas, o que visa solucionar os deslizamentos e escorregamentos, garantindo a segurança dos moradores do local e entorno.
“Especificamente no que se refere à drenagem, a rede permite maior eficiência na captação e direcionamento do escoamento superficial das águas de chuva, evitando acúmulos na superfície, que podem causar alagamentos, erosões e danos à pavimentação e às edificações”, explicou Vinícius.
“Em relação à caminhabilidade, ao longo dos 160 metros de extensão do Beco 15, identificou-se trechos críticos, para os quais, devido à declividade, foi necessária a implantação de escadas e rampas para melhorar a acessibilidade”, falou o superintendente. Para isso, também será executada, no local, a regularização do piso e pavimentação do Beco, com melhorias de acesso às moradias a fim de compatibilizar a intervenção na via, garantindo segurança aos moradores.
A obra prevê, ainda, a instalação de corrimãos e guarda-corpos em trechos estratégicos, como medida essencial de segurança para os moradores e pessoas que transitam no local, especialmente em áreas com desníveis acentuados e trechos de escadarias.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.