A equipe do projeto de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Contagem voltou de San Salvador, em El Salvador, na América Central, com a mala cheia de conquistas e o nome do município ainda mais fortalecido no cenário esportivo internacional. Representando a cidade e a seleção brasileira, os atletas contagenses subiram ao pódio dez vezes no Campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado entre os dias 14 e 18/5, consolidando a cidade como um polo formador de talentos e referência nacional na ginástica de trampolim. Entre os destaques de Contagem está Pedro Lacerda, que conquistou o ouro no trampolim individual na categoria 13 a 14 anos, representando a cidade. Pela seleção brasileira júnior, ele ainda foi campeão no trampolim sincronizado, ao lado de Isaac Braga.
Campeã pan-americana na categoria júnior, Gabriela Rodrigues completou um ciclo de quatro edições do torneio com medalhas em todas elas (ouro em 2021, prata em 2022, bronze em 2023 e ouro novamente em 2025). Ao lado de Eduarda Vicente, ela conquistou também o ouro no trampolim sincronizado. Eduarda ainda levou mais uma medalha dourada no trampolim individual da categoria 15 a 16 anos feminino, representando Contagem.
Já Julia Rocha garantiu a prata no trampolim individual e, em dupla com Maria Luiza Marcante, também ficou com a prata no trampolim sincronizado na categoria 17 a 21 anos feminino, ambas representando o município.
Na disputa por equipes sênior, os atletas de Contagem tiveram papel decisivo para a conquista de medalhas pelo Brasil. No feminino, Luara Rezende, Julia Rocha e Maria Luiza Marcante integraram o time campeão, ao lado de Camilla Gomes (NGOTF). No masculino, Wallace e Vinícius Celestino ajudaram o país a conquistar o bronze, ao lado dos atletas Rayan Dutra e Gabriel Sousa, do Minas Tênis Clube.
A coordenadora do projeto, Cristina Trópia, destacou o amadurecimento técnico dos atletas, fruto de um trabalho contínuo e do apoio institucional que o projeto tem recebido. “A cada competição, temos acompanhado uma evolução nos nossos atletas. É gratificante ver que Contagem não apenas revela talentos, mas se consolida como referência na ginástica de trampolim. Só temos a agradecer à Prefeitura, que tem sido parceira fundamental nesse processo. Sem esse apoio, nada disso seria possível”, disse.
Os resultados conquistados no Pan-Americano chegam como combustível para os próximos desafios da equipe de Contagem, que terá a oportunidade de competir em casa em dois importantes eventos. Nos dias 31/5 e 1º de junho, o município sediará o Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim e, logo em seguida, entre os dias 6 e 8/6, será a vez do Campeonato Brasileiro. Ambas as competições acontecerão no Ginásio Poliesportivo do Riacho, reforçando o protagonismo de Contagem tanto na formação de atletas quanto na capacidade de sediar grandes eventos.
O projeto
A Prefeitura, em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), oferece aulas gratuitas de Ginástica de Trampolim para cerca de 1.200 jovens e crianças em toda a cidade. O projeto não apenas fomenta a prática esportiva, mas também promove o desenvolvimento pessoal e valores fundamentais como saúde, trabalho em equipe, dedicação, compromisso e coragem.
Atualmente, as atividades ocorrem em seis núcleos diferentes: Ginásio Poliesportivo Tropical, Educarte Lucas Braga, Escola Municipal Lígia Guimarães, CSU Eldorado e nos CEUs das Artes do Ressaca e de Nova Contagem. Além disso, o projeto recebe apoio da Belgo Bekaert Arames e ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.