Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
09
09 MAI 2026
ESPORTES E LAZER
GABINETE DO PREFEITO
PARCERIAS
Contagem e TSEA reforçam parceria para ginástica de trampolim no CSU Eldorado
receba notícias


Na manhã deste sábado (9/5), a Prefeitura de Contagem assinou o convênio com a empresa TSEA Energia para apoio ao Projeto Pequenos Ginastas, desenvolvido no CSU Eldorado. A iniciativa é executada pela Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem em parceria com o município, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Durante o evento, também foram entregues uniformes aos 150 atletas atendidos pelo projeto. Na ocasião, o prefeito Ricardo Faria destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento social e esportivo das crianças e adolescentes da cidade. 

“A ginástica de trampolim já é referência no esporte em Contagem, com mais de 23 anos desse projeto na cidade. Sabemos da importância do esporte aliado à educação na formação humana dessas crianças, promovendo disciplina, respeito e amizade. Nosso compromisso é seguir investindo no esporte para oferecer mais perspectivas à juventude.”

Prefeito de Contagem, Ricardo Faria.

A presidente da Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem, Cristiana Freitas, agradeceu o apoio recebido e ressaltou a importância da participação das famílias no sucesso do projeto. “É um projeto completo. Quero agradecer à Prefeitura de Contagem, a TSEA e, principalmente, aos pais, que acreditam no trabalho desenvolvido. Sem eles, nada disso seria possível”, disse.

O Projeto Pequenos Ginastas oferece escolinhas de ginástica de trampolim voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, estimulando força, coordenação motora, concentração, autonomia e comprometimento. Além da formação esportiva, a iniciativa também busca revelar novos talentos para integrar a equipe de competição da Prefeitura de Contagem.

Atleta do projeto, Caique Amaral falou sobre a importância da iniciativa em sua vida. “Primeiro de tudo, eu tenho muita gratidão à Prefeitura e à TSEA, porque nada disso teria sido possível sem o apoio deles. Muito obrigado por todo apoio de vocês. O Trampolim me fez muito bem, porque a gente aprende a socializar e a hora de falar. E também trouxe para gente vários momentos de felicidade e muito sorriso na nossa vida.”

A mãe da atleta Laura Coimbra, Fabiana Coimbra, também compartilhou sua experiência. “É um projeto muito especial. Esse incentivo ao esporte, a concentração, o foco, esse controle corporal, eu tenho certeza que contribui muito para o rendimento escolar das crianças. A gente está muito grato e feliz por participar disso e ter essa oportunidade. Então agradeço muito a Prefeitura de Contagem, a Secretaria de Esporte e Lazer e a TSEA.”

O convênio possibilitou a manutenção das atividades já realizadas no CSU Eldorado aos sábados e em turmas noturnas durante a semana. As aulas atendem tanto crianças típicas quanto crianças atípicas e neuro divergentes.

Presidente da Fundação TSEA, Daísa Souza destacou que a parceria com o projeto teve início em 2023 e vem sendo ampliada ao longo dos anos. “Ficamos muito felizes em apoiar esse projeto, que acabou se tornando um pouco nosso também. Acompanhamos o crescimento das crianças e enxergamos nelas um grande potencial. Hoje reafirmamos nosso compromisso com as novas turmas e com esse núcleo inclusivo, que está alinhado aos pilares da nossa atuação enquanto empresa e sociedade”, afirmou.

Projeto Pequenos Ginastas

Atualmente, o Projeto Pequenos Ginastas atende cerca de 1.500 crianças em seis núcleos espalhados pela cidade. Para garantir a continuidade das atividades, a Prefeitura de Contagem busca parcerias por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, possibilitando ampliação de vagas, aquisição de uniformes e participação da equipe de ginástica de trampolim, atual campeã brasileira da modalidade, em competições estaduais, nacionais e internacionais.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Adílson Lamounier, destacou o compromisso da gestão com o incentivo ao esporte. “Quero agradecer a presença de todos e dizer que a Secretaria de Esportes e Lazer está alinhada com a gestão. Nós estamos formando futuros campeões. Parabéns aos pais por incentivarem esse desenvolvimento social e humano”, concluiu.


Clique aqui e confira as imagens do evento.
Autor: repórter Laura Oliveira / Edição Etiene Egg
Seta