Nove anos depois de receber sua última grande competição de Ginástica de Trampolim, Contagem volta ao centro das atenções esportivas, desta vez como sede de dois eventos consecutivos que prometem movimentar o calendário nacional da modalidade. Entre os dias 29 e 31/5, a cidade abre as portas para o Campeonato Estadual e, na sequência, de 3 a 8/6, o município receberá o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa por Idades, reunindo as principais promessas do país.
Os dois campeonatos serão realizados no Ginásio Poliesportivo do Riacho, reconhecido por sua estrutura moderna e por regularmente receber eventos de grande porte, como as partidas do Sada Cruzeiro. A qualidade do espaço foi determinante para que a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e a Federação Mineira de Ginástica (FMG) escolhessem Contagem como cidade-sede das competições. Com entrada gratuita, a população poderá conferir de perto as disputas nas categorias individual, sincronizada e por equipes, acompanhando os principais ginastas do país e celebrando, ao mesmo tempo, os talentos locais que ganham cada vez mais destaque no cenário internacional.
Para o secretário de Esportes e Lazer, Alex Chiodi, a realização desses eventos reforça o compromisso da cidade com o desenvolvimento esportivo. “Para Contagem, é uma conquista muito significativa ter sido escolhida para sediar estas competições. Isso mostra que estamos no caminho certo, tanto no investimento contínuo na melhoria da infraestrutura dos nossos ginásios quanto no trabalho sério e consistente desenvolvido pela nossa equipe da ginástica de trampolim, que tem ganhado destaque em todo o país”, afirmou.
A satisfação se estende à Cristina Trópia, coordenadora do Projeto de Ginástica de Trampolim de Contagem, iniciativa que há mais de duas décadas, forma atletas e transforma vidas por meio do esporte. “Desde o último Brasileiro aqui, em 2016, sonhávamos com esse retorno. Sediar estes eventos é uma oportunidade valiosa para dar visibilidade à modalidade, fortalecer ainda mais a ginástica de trampolim e, principalmente, impactar nossos alunos. Hoje, mais de 1.200 crianças participam dos núcleos do projeto. Levá-las ao ginásio para acompanhar uma competição de alto nível é uma experiência que inspira, motiva e contribui de forma direta para o desenvolvimento delas, dentro e fora do esporte”, disse.
Além do aspecto esportivo, a realização dos campeonatos deve aquecer setores como hospedagem, alimentação, transporte e comércio local, injetando recursos na economia e projetando a imagem de Contagem para todo o país.
Mais infraestrutura esportiva
O retorno de Contagem ao circuito esportivo nacional está diretamente ligado à série de investimentos que a Prefeitura tem realizado nos últimos anos, com foco na modernização e ampliação dos equipamentos públicos. O objetivo é claro: oferecer infraestrutura de qualidade, segura e acessível para atletas, profissionais do esporte e toda a população.
Um dos destaques deste processo é a revitalização completa do Ginásio Poliesportivo Califórnia, entregue à população em fevereiro deste ano. Com investimento superior a R$2,5 milhões, a obra transformou o espaço em um dos ginásios mais modernos de Minas Gerais, e o único do país com dimensões oficiais para a prática do hockey inline. As intervenções incluíram a reforma total da área interna, com destaque para a renovação dos banheiros e vestiários, além da construção de dois novos vestiários secos voltados para os atletas. Os degraus das arquibancadas foram readequados e um sistema de borda de madeira foi instalado para absorção de impactos, oferecendo mais segurança durante os jogos. Na área externa, o ginásio recebeu melhorias como paisagismo, implantação de passeio com piso tátil e recuperação das vias de acesso, assegurando conforto e segurança aos frequentadores.
Palco das competições de ginástica nos próximos dias, o Ginásio Poliesportivo do Riacho também passou por melhorias no final de 2023. As intervenções fizeram parte do projeto que visa requalificar todo o Parque da Pedreira do Riacho, que inclui ainda o Campo do Vila Nova e o Mirante da Pedreira. Entre as ações realizadas estão a reconstrução dos passeios com rampas de acessibilidade e piso podotátil, paisagismo e instalação de bancos moldados diretamente no local. As melhorias garantem mais segurança, conforto e integração para os frequentadores do espaço.
Outro avanço importante é a construção do novo ginásio na Praça do Divino, no bairro Jardim Laguna. Com uma área coberta de 1.215 metros lineares e capacidade para aproximadamente três mil pessoas, o equipamento será um espaço multifuncional, preparado para receber não apenas atividades esportivas, mas também eventos comunitários e momentos de lazer. Para esta obra, que representa um investimento de R$3.064.866,41, a Prefeitura conta com recursos da Caixa Econômica Federal, e integra o conjunto de ações estratégicas da gestão municipal para ampliar o acesso ao esporte, promover o convívio social e melhorar a qualidade de vida da população.