Em 2 de abril, quando é celebrado o “Dia da Conscientização sobre o Autismo”, a E.M. Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, na Sede, promoveu um desfile em homenagem aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares. O evento também teve atividades lúdicas e um quiz interativo para as crianças, buscando desmistificar alguns conceitos equivocados sobre o TEA.
A atividade ocorreu nos turnos da manhã e tarde e envolveu os 14 estudantes com o TEA da unidade escolar. Na escola, os estudantes são acompanhados pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais pela professora de AEE, Gabriela Junqueira.
O envolvimento da escola e dos colegas ante os desafios enfrentados pelos estudantes autistas foi enaltecido pelos familiares presentes e homenageados, como foi o caso de Jaciene e Cláudio Gomes, pais de Theo Gomes, estudante do 1º ano. “Quero parabenizar a escola. Achei muito bonito e especial a inclusão e as brincadeiras feitas com as crianças, ensinando sobre o autismo para os outros estudantes aprenderem a viver no mundo do autismo”, comentou Jaciene. “Um trabalho muito bonito, que é o reconhecimento da criança com autismo diante da sociedade”, completou Cláudio.
Jaciene e o filho Theo, durante evento na escola Coronel Antônio Augusto Diniz Costa Foto: acervo Seduc
Thaís Presotti é mãe do estudante Bruno Silva, do 1º ano. Ela destacou o envolvimento de todos da escola na atividade. “A homenagem foi linda. A gente fica feliz pela inclusão que a escola está tendo com eles. O AEE é muito importante porque aborda muito as dificuldades do meu filho”, comentou.
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa a formação e visa à autonomia e independência na escola e fora dela.
A rede municipal de Contagem oferta as Salas Modulares para atendimento de AEE, compostas de materiais adaptados que estimulam e auxiliam os estudantes em suas necessidades especiais, com o auxílio dos monitores de apoio à inclusão e contribuem para a eliminação das barreiras no processo de aprendizagem. Atualmente, no município, estão instaladas 67 salas de apoio à inclusão.
Aprendendo mais sobre o TEA
Na terça-feira (8/4), ocorreu, no teatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do campus Contagem, o seminário Municipal “Conexões e Compreensão: desmistificando o TEA”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de capacitar dos profissionais da rede SUS Contagem e outros setores no tratamento e inclusão das pessoas com TEA, promovendo o debate sobre as melhores práticas de diagnóstico e estimulação precoce.
Durante o seminário, a Diretora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Flávia Oliveira e a Referência Técnica da Diretoria de Educação Inclusiva, Marília Gabriela, palestraram sobre o tema: “Interlocuções entre saúde e educação no cuidado às crianças com TEA”.
“Foi uma experiência muito rica e impactante. A colaboração intersetorial permitiu abordar a temática do autismo de forma mais abrangente, considerando as diferentes necessidades e perspectivas das pessoas com TEA e suas famílias. Isso possibilita o fortalecimento de rede, criando vínculos e parcerias”, destacou Flávia Oliveira.
Durante a palestra, Flávia Oliveira e Marília Gabriela destacaram os pontos importantes sobre o AEE Foto: Beatriz Torres/PMC
Atividades como estas, realizadas na semana de Conscientização sobre o Autismo, reforçam o compromisso da Prefeitura de Contagem em promover a autonomia dos estudantes com necessidades especiais dentro e fora do ambiente escolar, visando o desenvolvimento deles enquanto cidadãos.