A Prefeitura de Contagem lançou no dia 17 de março o “Mutirão de Saúde da Mulher” com intuito de reduzir a fila de espera de consultas, exames e cirurgias. A expectativa é que, até dezembro deste ano, sejam realizados mais de 16 mil procedimentos, reduzindo a espera em até 70%.
Para explicar o funcionamento do mutirão, o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, responde abaixo algumas perguntas. Confira!
Qual objetivo do mutirão?
O mutirão está sendo realizado para ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas de consultas, cirurgias e exames especializados, com tempo de espera superior a 180 dias. O objetivo é proporcionar um menor tempo de espera para realização de procedimentos, melhorando a assistência à saúde da população.
Qual o público-alvo do mutirão?
O mutirão é destinado a pacientes que estão em fila de espera para consultas, exames e cirurgias.
Como participar do Mutirão de Saúde da Mulher?
Para participar, o usuário precisa procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, marcar uma consulta e todos os encaminhamentos necessários serão realizados.
Como é feito o agendamento dos procedimentos?
A central de regulação agenda os procedimentos, e em seguida, a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Agente Comunitário de Saúde (ACS) comunica o agendamento ao paciente.
Qual é o período de realização do Mutirão da Saúde da Mulher?
O mutirão começou em março e se estenderá até dezembro.
Quais procedimentos serão ofertados durante o Mutirão de Saúde da Mulher?
Ultrassom de mama, transvaginal, aparelho urinário e pélvico, histerosalpingografia, consulta com mastologista, cirurgias de laqueadura tubária, histeroscopia, histerectomia total, histerectomia por via vaginal, além de histerectomia com anexectomia.
O paciente agendado que não puder comparecer na data marcada, poderá remarcar seu atendimento?
O paciente que não puder comparecer será remarcado em outra agenda a partir do envio pela UBS da solicitação desmarcada para a central de regulação. Reforçamos que na impossibilidade de comparecimento ao procedimento agendado, a usuária ou um responsável comunique a UBS, que deverá informar a Central de Regulação, para que possamos aproveitar esta vaga com outro paciente.