Na manhã de quarta-feira (19/2), foi concluído com êxito o simulado de interdição do Protocolo da av. Severino Ballesteros, na região Ressaca, em Contagem. A iniciativa teve como propósito treinar e coordenar as equipes de segurança pública para atuar em situações de emergência causadas por alagamentos na região. A ação contou com a participação da Transcon, Defesa Civil e Guarda Civil.
“Essa ação veio validar o protocolo desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a Transcon e a Guarda Civil para a Av. Severino Ballesteros. Vale ressaltar que um protocolo com ações de Defesa Civil objetiva organizar e estruturar as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de ambientes afetados pelas chuvas, que são princípios regidos pela lei nº 12.608/2012”, comentou o subsecretário de Defesa Civil, José Rodrigues.
O simulado de interdição do Protocolo da av. Severino Ballesteros, na Ressaca, teve como propósito treinar e coordenar as equipes de segurança pública para atuar em situações de emergência causadas por alagamentos na região
Fotos: Ricardo Lima/PMC
Durante o treinamento, agentes da Transcon foram posicionados estrategicamente nas proximidades das áreas suscetíveis a alagamentos, especialmente no ponto de encontro entre o córrego Sarandi, que nasce em Contagem, cruza Belo Horizonte e deságua na Lagoa da Pampulha. A equipe coordenou o bloqueio simultâneo das vias para impedir o acesso à av. Severino Ballesteros com av. João Gomes Cardoso nas imediações do Beco 25 e localidades do entorno da Praça do Divino. Um ponto próximo ao Shopping Contagem também foi fechado.
Para garantir a eficiência do procedimento, uma reunião presencial havia, também, sido feita para que o simulado tivesse êxito, permitindo que os órgãos envolvidos alinhassem suas ações, avaliassem o tempo de fechamento das vias e identificassem eventuais falhas para correção.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos!