Alegria, ritmo, energia e muita diversão são as marcas do Bloco Namastreta, uma iniciativa do Programa Contagem na Maturidade, desenvolvido pela Prefeitura de Contagem. Criado para mostrar que o Carnaval é para todas as idades, o projeto celebra a inclusão e o protagonismo da pessoa idosa na folia. Neste ano, o Bloco se apresentará na próxima sexta-feira (21/02), às 17h, no Espaço Popular do Eldorado (rua Portugal, 368 – Eldorado). O bloco apresenta o tema “SANKOFA: olhando o passado para construir o futuro”, uma reflexão sobre ancestralidade, negritude e resgate da história individual e coletiva, valorizando as tradições que fazem parte da nossa identidade cultural. Será uma noite de festa e muita alegria, que contará com a presença das barraquinhas da Economia Solidária.
Com cerca de 100 integrantes, majoritariamente, idosos, o Namastreta promete um espetáculo à altura de seus participantes, provando que a festa não tem idade. Sob o comando do regente e arte-educador, Gleison Emerson dos Santos, a bateria dá o tom da festa, enquanto a talentosa "Jovem Isa" solta a voz para animar os foliões da cidade.
O bloco é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos de Contagem, coordenado pela Superintendência de Política Pública da Pessoa Idosa. Criado no final de 2023, o Namastreta nasceu com a missão de promover a socialização dos idosos no Carnaval de 2024, trazendo memórias afetivas por meio das tradicões e cultura carnavalesca. Além da alegria contagiante, o projeto fortalece vínculos, estimula a convivência e desenvolve habilidades musicais, com instrumentos confeccionados a partir de materiais alternativos e recicláveis.
“O Namastreta está pronto para mostrar que a folia pertence a todos. Convidamos todos e todas a estarem conosco na próxima sexta-feira, convide seus familiares, amigos e vamos prestigiar esse bloco que é tão importante na nossa cidade”, ressaltou a superintendente de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Ivone Pereira Castro Silva.