Por desconhecimento, muitas famílias não procuram o serviço prestado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que é uma porta de entrada para a assistência social e tem como principal objetivo atender pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Em Contagem, são onze unidades prontas para acolher e orientar a população, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, além de facilitar o acesso a direitos e benefícios essenciais.
Com um trabalho próximo às pessoas, os Cras do município atendem a população que enfrentam dificuldades financeiras, falta de acesso a serviços públicos e fragilidade nos laços familiares e comunitários. Além disso, são realizados encaminhamentos para o Cadastro Único (CadÚNico) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), programas que garantem suporte a quem mais precisa.
“O Cras é um serviço fundamental para a comunidade, dando suporte e orientação às famílias em situação de vulnerabilidade. Nossa equipe trabalha diariamente para garantir que as pessoas tenham acesso aos direitos e aos serviços essenciais oferecidos, promovendo a autonomia e a capacidade de superar desafios”, destacou a diretora de Proteção Básica, Samantha Pacheco.
“Para ter acesso aos serviços do Cras, que é público e gratuito, as pessoas podem se dirigir a qualquer uma das unidades em todo território. Nossa equipe está comprometida e disponível para atender e orientar as pessoas sobre os serviços ofertados e que são necessitados”, acrescentou ela.
Entre os serviços oferecidos, destaca-se o Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que acompanha famílias em situação de vulnerabilidade para promover sua autonomia e melhoria da qualidade de vida; e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que é direcionado para adolescentes e idosos, incentivando a integração e o fortalecimento das relações sociais. Já o PSB no domicílio oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência e idosos com restrições de mobilidade. Além disso, o Cras auxilia na emissão de documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito, e realiza o encaminhamento de cidadãos para programas sociais.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
O serviço consiste no trabalho social com famílias, com a finalidade de prevenir a ruptura de vínculos familiares, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV
O serviço é ofertado em grupo para as faixas etárias: adolescentes (12 a 17 anos) e idosos (a partir de 60 anos), a fim de complementar o trabalho social com famílias realizado pelos CRAS através do PAIF ou pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI/CREAS), prevenindo a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social e agravos decorrentes da situação de violação de direitos, fortalecendo a convivência social e comunitária.
Serviço de Proteção Social Básica – PSB
Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas – PSB no Domicílio. O serviço é ofertado por meio do acompanhamento domiciliar para pessoas com deficiências de qualquer idade e pessoas idosas (a partir de 60 anos). Visa à garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades, a participação e o desenvolvimento da autonomia, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.
Em Contagem, as unidades do Cras estão distribuídas por diversos bairros para garantir maior alcance e acessibilidade. Os endereços e telefones para atendimento são os seguintes:
Parque São João – r. Hum, 60 | ☎ 3352-5763
Petrolândia – r. Querosene, 30 | ☎ 3397-6381
Casa Amarela – r. Ubatuba, 241 - São Mateus | ☎ 3361-8626
Eldorado – r. Buganville, 52 | ☎ 3911-6774
Icaivera – r. Poranga, 74 | ☎ 3352-6031
Industrial – r. Marquês do Paraná, 95 | ☎ 3515-0405
Nacional – r. Felipe dos Santos, 577 | ☎ 3913-9097
Nova Contagem – r. VL - 6, 940 | ☎ 3913-1873
Ressaca – r. Rodrigues da Cunha, 277 | ☎ 3357-4013
Sede – r. Joaquim José, 128 – Fonte Grande | ☎ 3352-5361
Cras CEU das Artes – r. VP 2, 2490 - Nova Contagem | ☎ 3615-0419
(Colaboração Thiago Gravino)