Com o objetivo de estimular, fortalecer e divulgar projetos bem-sucedidos que foram desenvolvidos no âmbito da saúde de Contagem, a Prefeitura de Contagem realizou a 3ª Mostra de Experiências Exitosas de Integração da Rede SUS Contagem, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro no auditório da PUC Contagem e contou com a presença de servidores, profissionais da área e estudantes. Clique aqui e acesse a galeria de fotos!
Nesse ano, foram selecionados 25 trabalhos, sendo 15 para apresentação oral e 10 por meio de banners. Durante o encontro, foi possível trocar experiências, estimular a integração dos serviços e profissionais do município no desenvolvimento de novos projetos visando à melhoria dos indicadores assistenciais e a qualidade de vida dos usuários. Além disso, buscou-se incentivar o desenvolvimento e a efetivação de ações pautadas na humanização dos atendimentos aos usuários, fortalecendo as articulações com a comunidade, ampliando a rede e aprimorando as políticas públicas de saúde.
A prefeita Marília Campos aproveitou a oportunidade para enaltecer os esforços dos profissionais de saúde e a troca de experiências, que permite a melhoria dos serviços aos usuários. “Conseguimos reconstruir a saúde no município de Contagem, seja na atenção básica, na especializada, ou em outras áreas, como na urgência e emergência. A gente tem conseguido reconstruir, e não é à toa que, hoje, a gente tem uma facilidade maior para atrair bons profissionais, que querem beber nessa fonte, não só trazendo novas experiências, como também para aprender com a gente, por aquilo que a estamos fazendo”, destacou.
A Prefeitura de Contagem realizou a 3ª Mostra de Experiências Exitosas de Integração da Rede SUS Contagem Fotos: Fábio Silva/PMC
Para o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a Mostra é um dos eventos mais importantes do ano, pois, por meio dela, é possível fazer uma análise criteriosa sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano: “Sabemos que a rotina do SUS é incansável, ela não tem fim, não tem férias e não para. São esses momentos, como estamos vivendo aqui, hoje, que nos proporcionam sermos justos no sentido de fazer uma análise potencial do que essa cidade e do que esse sistema de saúde têm. Trata-se de uma oportunidade de consolidar esse movimento e de conhecer um pouco mais dessas experiências tão valiosas para a saúde”.
Na oportunidade, Fabrício também reconheceu a dedicação e o empenho dos servidores da saúde. “O que nós temos de gente boa aqui em Contagem, de comprometimento, é algo que nos orgulha muito. As pessoas querendo vir até nós para poder conhecer o nosso trabalho, conhecer o trabalho de vocês”, disse.
No primeiro dia de Mostra, a psicóloga e mestre em psicologia, Roberta Carvalho Romagnoli, ministrou a palestra “A Intersetorialidade e seus desafios”. Ela explicou que a intersetorialidade é um dos pilares para equilibrar as políticas públicas e que esse trabalho ajuda a enfrentar os desafios que perpassam as áreas.
Por meio de uma dinâmica corporal, o Instituto Gregório Baremblitt propôs um momento de relaxamento e conexão interna para relembrar momentos importantes, relações, desafios, conquistas e, principalmente, a importância de lembrar que quem cuida também precisa de cuidados.
Ao final dos dois dias de evento, os participantes se reuniram em uma dinâmica de “mesa-redonda”, momento considerado de extrema relevância para as considerações acerca dos trabalhos apresentados. Posteriormente, aqueles que se classificaram receberam o certificado de menção honrosa.
A 3ª Mostra teve por objetivo o estímulo, o fortalcimento e a divugação de projetos bem-sucedidos, desenvolvidos no âmbito da saúde de Contagem Fotos: Fábio Silva/PMC
Trabalhos
Na categoria “Destaque e inovação”, Isolda Lins-Ribeiro, interna do curso de Medicina da PUC Minas na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Joaquim, apresentou o tema “Capacitação de Profissionais para Diagnóstico Precoce de Transtornos do Neurodesenvolvimento e Suporte às Famílias no Distrito de Saúde: Relato de Experiência”. Já Deborah Caroline Silva Magalhães, a enfermeira e referência técnica do Centro de Atenção Especializado Iria Diniz, falou sobre “Pré Natal de Alto Risco: Fortalecimento do Núcleo de Gestão do Cuidado e do Cuidado Compartilhado”.
Com o tema “Implantação do Serviço de Assistência à Saúde de Pessoas Trans e Travestis”, a médica e referência técnica do Iria Diniz, Marina Abreu Corradi Cruz, teve seu trabalho classificado. Outro assunto destacado foi o “Uso de Teste Rápido para Hanseníase na Atenção Primária, no acompanhamento de contatos de casos confirmados, no Distrito Sanitário Vargem das Flores”, proposto pela técnica de enfermagem na UBS São Judas Tadeu no distrito Vargem das Flores, Vanêssa Iglésias Silva Paulino de Oliveira.
A epidemiologista do Distrito Nacional, Evelyn Batista Soares, apresentou o trabalho “Fluxograma do Processo de Divisão do Território das Equipes de Saúde da Família: Relato de Experiência no Contexto de Ampliação de Equipes de Saúde da Família da UBS Amendoeiras”.
Para as apresentações na categoria “Ações de Intersetorialidade”, os trabalhos classificados foram: “CIEVS EM REDE: Ferramenta Estratégica de Informação, Comunicação e Resposta da Vigilância em Saúde”, apresentado pela coordenadora do CIEVS, Juliana Fittipaldi; “Educação em Saúde para Prevenção de Quedas, Estimulação Cognitiva e Aplicação do IVCF-20 como Estratificador da Fragilidade em Idosos Vinculados ao CRAS e à UBS Nacional”, feito pela acadêmica de Medicina da PUC Minas, Mirelly de Oliveira Pedrosa Santos; “Impacto de Educação em Saúde: Promoção do Conhecimento sobre o Sistema Reprodutor Feminino entre Adolescentes”, realizado pela estudante de enfermagem Iara de Leles Olegário; e “Educação em Saúde e o Impacto para Redução de Surtos Mão-Pé-Boca em Pré-Escolares no Distrito Sanitário Sede, anos 2022, 2023 e 2024”, da epidemiologista no Distrito Sede, Elisama Lacena.
Na sequência, a cirurgiã-dentista da família na UBS Oitis, Thaissa Faria Carvalho, apresentou o tema “Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola: o sucesso da intersetorialidade, da integração ensino-serviço-comunidade e do trabalho em equipe”; e a diretora do CAPS Sede, Maíza Paula de Pinho, trouxe o “Territórios de Cuidado: A Liberdade de Ser e Estar”.
O médico do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Túlio Zulato Neto, falou sobre “Capacitação e Matriciamento em Saúde do Trabalhador nas Unidades Básicas de Saúde de Contagem”; e a enfermeira e referência técnica no Distrito Riacho, Raquel Elias da Trindade, apresentou sobre “Integração da Saúde Bucal na interdisciplinaridade do cuidado”.
Demonstrado pelo enfermeiro e responsável técnico pelo Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar de Contagem, Hudson José da Silva, o “Projeto Piloto: Linha de Cuidado do Paciente Respiratório em Uso de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP)” também foi classificado juntamente com o trabalho “A Implementação da Estratégia de Saúde da Família e as Práticas Interdisciplinares Desenvolvidas no Serviço de Odontologia da Unidade Básica de Saúde Eldorado XV”, apresentado pela cirurgiã dentista da UBS XV, Fernanda Werneck de Figueiredo.
Representante dos servidores, a cirurgiã-dentista Thaissa Carvalho apresentou dois trabalhos: um na forma de banner e outro na forma de apresentação oral. Ela ressaltou a importância da participação dos profissionais da saúde no evento como um momento único para compartilhar experiências com os colegas, com a gestão, instituições parceiras e pesquisadores: “É uma honra muito grande estar aqui. Gostaria de dizer que a participação do servidor neste evento é muito importante, pois a gente tem uma oportunidade de ouro para trazer as nossas experiências e vivências do nosso cotidiano, que são extremamente valiosas, e que a gente traz aqui em forma de trabalhos. Trabalhos ricos, enriquecedores, trocas valorosas que a gente tem com os usuários no nosso dia a dia”.