Nesta sexta-feira (29/11) acontece a Black Friday, uma data originária dos Estados Unidos que dá início à temporada de compras de Natal. O evento ocorre, tradicionalmente, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, celebrado no país americano. Importada de lá, a Black Friday foi adotada pelo comércio brasileiro e se tornou um marco no aumento das relações de consumo, impulsionado pelas promoções oferecidas por lojas e marcas aqui no Brasil.
E para orientar e alertar consumidores neste período, o Procon Contagem destaca alguns cuidados e dicas antes de realizar compras, seja no comércio online ou em lojas físicas.
Entre os principais problemas relatados pelos consumidores estão a não entrega ou o atraso na entrega de produtos, a ausência de preços nas mercadorias expostas nas vitrines e a entrega de produtos ou serviços diferentes do solicitado. A superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, informou que o Procon Contagem já iniciou a fiscalização em diversas lojas físicas e virtuais.
“O objetivo é garantir que, no dia do evento, celebrado na sexta-feira (29/11), os preços estejam realmente condizentes com os valores verificados. A equipe de fiscalização está atenta a possíveis infrações consumeristas, especialmente aquelas relacionadas à incompatibilidade, falsidade e alteração de preços. Estaremos também vigilantes na sexta-feira para investigar eventuais denúncias”, destacou.
O Procon recomenda que, para além da fiscalização realizada pelo órgão, os consumidores também verifiquem os preços e realizem as provas de comparação, redobrando a atenção para as compras online durante essa data, se atentando para a verificação da autenticidade do site da compra. Nesse cenário, o Procon Contagem reforça as seguintes dicas de segurança:
Publicidade evidente
Toda oferta deve ser clara e precisa. O consumidor tem o direito de saber exatamente o que está sendo oferecido, com informações completas sobre o produto, preço, condições de pagamento e prazos de entrega;
Garantia de cumprimento da oferta
Uma vez anunciada a promoção, o fornecedor é obrigado a cumpri-la. O consumidor tem o direito de adquirir o produto nas condições anunciadas (preço, forma de pagamento e disponibilidade);
Cuidado aos clicar em links
Tenha extremo cuidado com e-mails promocionais que contenham links. Ao receber um e-mail inesperado ou proveniente de um site no qual você não esteja registrado para receber ofertas, é fundamental verificar se a mensagem realmente é de uma empresa confiável.
Arrependimento para compras online
Nas compras realizadas fora do estabelecimento comercial (internet ou telefone), o consumidor tem o direito de desistir da compra no prazo de até 7 dias corridos, a contar do recebimento do produto, sem necessidade de justificativa;
Transparência nas ofertas
Os fornecedores devem garantir que todas as informações sobre produtos, preços e condições de pagamento sejam precisas e transparentes. Práticas enganosas ou que possam confundir o consumidor são proibidas;
Atendimento ao Consumidor
O fornecedor deve disponibilizar um canal de atendimento para que o consumidor possa esclarecer dúvidas e fazer reclamações. Esse canal deve ser eficiente e acessível, especialmente durante o período da Black Friday.;
Produtos com defeito
Caso o consumidor apresente uma reclamação sobre defeitos, o fornecedor deve proceder com a análise e resolução do problema em até 30 dias. Se não for resolvido nesse período, o fornecedor deve atender ao pedido do consumidor, seja a substituição, devolução do valor ou abatimento.
Prazos de entrega
O fornecedor deve respeitar os prazos de entrega informados no momento da compra e, em caso de impossibilidade de cumprimento, deve oferecer alternativas ao consumidor, como devolução do valor pago.
Canal do Procon para denúncias
Durante a Black Friday, na sexta-feira (29/11), a equipe de Fiscalização do Procon Contagem estará nas ruas com o intuito de proteger e garantir a segurança durante as compras nesse período.
Em caso de violação aos direitos, o consumidor poderá acionar o Procon Contagem pelo WhatsApp (31) 98979-4168, das 8h às 17h, ou e-mail procon@contagem.mg.gov.br.