Marcha nupcial, tapete vermelho, buquê, damas, pajens e muita emoção marcaram o 9° Casamento Coletivo de Contagem, que aconteceu no sábado (9/11), e reuniu nove casais para celebrar a união matrimonial. Realizado pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o evento aconteceu no Shopping Contagem e contou com a participação da Banda da Guarda Civil, que abrilhantou a noite.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, participou da cerimônia e explicou que essa iniciativa é uma forma de garantir o direito às pessoas que estão em união estável e têm o desejo de oficializar a união civil. “A gente proporciona desde a questão cartorial até o evento de confraternização. Então, são duas esferas diferentes, tanto a questão de garantir a eles um direito civil e também um momento de consagração, um momento de celebração”.
Em suas palavras, a celebrante Janelle Real falou de amor e do presente que é o casamento e a união. “Amar é democrático. Todas as pessoas têm direito e acesso ao amor e isso faz com que a união de casais faça mais sentido, e nós casamos porque amamos e casamos porque queremos estar pertinho do outro, ou porque já estamos e queremos oficializar esse momento”.
Na oportunidade, ela reforçou a importância da iniciativa, que garante, às pessoas que desejam se casar e ter acesso a tudo que têm direito, não apenas às questões burocráticas, mas ao sonho de se vestir de noiva, de ter um bolo, flores e um momento único. “Algo que, talvez, se não fosse dessa maneira, eles não teriam acesso. E aqui eles têm tudo que têm direito”.
Prestes a trocar alianças, a noiva Karina Valadares estava muito ansiosa. Ela contou que esse momento é a realização de um sonho. “Eu estava namorando e queria fazer tudo certo, conforme a lei de Deus. E essa é uma oportunidade para quem não tem condições de pagar todos os custos de um casamento convencional. E o melhor é que foi tudo muito rápido, estive no Cras e lá também foi rápido. Hoje, estou realizada!”, conta emocionada.
Os noivos Edilene Alves Ornelas e Altivo Gomes da Cruz estão juntos há oito anos e decidiram se casar quando encontraram a possibilidade do casamento coletivo. “A gente não tinha pensado em casar até conhecer esse tipo de casamento comunitário. Eu achei bacana, porque fiquei sabendo que é uma coisa muito boa, muito bonita. E, hoje, realmente eu estou vendo que é mesmo. Totalmente lindo. Estamos muito felizes”.
Parceiros
O 9° Casamento Coletivo de Contagem contou com a parceria do Shopping Contagem, do Salão Dudu Fashion, da Família Costa, da Mania de Decorar, da Mogno Ferragens e da Banda da Guarda Civil de Contagem.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos