18 OUT 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Integrantes do “Contagem na Maturidade” são homenageados no mês de valorização do idoso

A tarde dessa quinta-feira (17/10) foi de compartilhamentos de histórias, emoções e muita alegria, durante a atividade “Café com Música”, que reuniu aproximadamente 30 idosos do Programa “Contagem na Maturidade”. A ação aconteceu na Conferência São Vicente de Paula, no bairro Eldorado, e faz parte da programação do Mês de Valorização da Pessoa Idosa. Os participantes realizaram uma roda de conversa e cantaram várias músicas, ao som do tecladista Douglas Niso. Na programação do mês, que vai até o dia 31 de outubro, estão previstas diversas atividades como palestras, aula temática, bailões e muito mais.

Para a superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa, Ivone Pereira, este é um mês importante, de comemoração e reflexão, sobre a temática do idoso. “Essa é uma fase da vida que consideramos a melhor idade. Envelhecer de forma saudável é um direito de todos, e o programa promove melhoria na vida de muitas pessoas, e isso é gratificante para nós”.

Os idosos compartilharam suas experiências de vida e as que obtiveram participando do programa. Moradora do Novo Eldorado há 50 anos, Rosalina Camila de Araújo,71, acredita que a alegria está naquilo que e com quem convive, compartilha e divide. “Passei por um problema de saúde e hoje estou fazendo atividades junto a vários amigos que conquistei. O ‘Contagem na Maturidade’ só trouxe benefícios para mim. O convívio com outras pessoas faz toda a diferença”, frisou.

Para Rosalina de Araújo (vestido azul) conviver com outras pessoas ajuda a superar os problemas - Foto: Ronnie Von/PMC

Outra participante satisfeita com a ação promovida pela Prefeitura é Elzira Sebastião Cardoso, 84. “Estou sempre firme nas atividades, em viagens e fazendo novas amizades. Chegamos a uma idade em que precisamos cuidar ainda mais da gente. Com o programa, vivemos momentos muito bons e estou muito satisfeita”.

Contagem na Maturidade

O programa oferece uma extensa lista de atividades físicas e jogos (ginástica coletiva, treinamento multifuncional, jogos de salão, xadrez, dama, baralho e postura funcional); artesanato (corte e costura, pintura em tela e tecido, bordado, entre outras propostas); dança e musicalização (dança de salão, dança livre, dança cigana, forró, dança flamenca, oficina de instrumentos e coral); atividade de lazer e cultura (excursões, teatro, cinema e shows); além de serviços, cursos e oficinas, direitos humanos e cidadania, horta comunitária.

Para participar do Contagem na Maturidade é necessário entrar em contato com a regional de referência e/ou os núcleos que já estão em execução. Para mais informações, os interessados também podem ligar na Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, 31 3911-4937.

Confira a programação das próximas atividade:

Café com Música

Data: 22/10 - terça-feira

Local: Associação do Água Branca – rua Antônio Raposos, 210 - Água Branca

Aula de Artesanato

Data: 22/10 - terça-feira

Local: rua Joaquim Camargo, 521 - Centro

Roda de Conversa com a Casa de Direitos Humanos

Horário: 8h30 às 10h30

Local: CEU das Artes Ressaca – rua Magnólia, 100 - Arvoredo

Câmara Aberta

Horário: 8h30 às 11h

Local: Câmara Municipal de Contagem - praça São Gonçalo, 18 - Centro

Aula Temática

Endereço: CSU Amazonas - rua Tiradentes, 2.750 - Industrial

Roda de Conversa

Data: 24/10 - terça-feira

Horário: 7h30 às 9h

Local: CSU Eldorado - rua Portugal, 50 - Eldorado

Palestra sobre o Estatuto do Idoso

Data: 29/10 - terça-feira

Local: Regional Nacional – rua Filipe dos Santos, 77 - Nacional.

Plenária - A importância da Pessoa Idosa nas Comunidades Tradicionais e de Matriz Africana

Data: 31/10 - quinta-feira

Local: Comunidade dos Arturos – rua Capelinha, 50 - Vera Cruz.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Autor: jornalista Raquel Lopes / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo