28 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
TRABALHO E RENDA
Centenas de pessoas fazem fila no Sine Contagem para se candidatarem à vaga de monitor escolar
Oportunidade prevê contratação imediata e atraiu um grande público desde o início da manhã dessa sexta-feira (28/6) e, devido à alta demanda, as inscrições serão estendidas até quarta-feira (3/7)

Centenas de pessoas chegaram ao Sine Contagem, na manhã desta sexta-feira (28/6) bem cedo, em busca de uma oportunidade para a vaga de monitor escolar. A alta procura pela oportunidade surpreendeu, tanto que a organização do feirão optou pela distribuição de senha para que os interessados voltem, na segunda-feira (1º/7).  Para concorrer à vaga, o candidato não pode ter vínculo empregatício no setor público, seja municipal, estadual ou federal, sendo comissionado ou efetivo.

Os profissionais irão trabalhar no apoio e acompanhamento dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, matriculados na rede de ensino do município. O intuito é garantir a permanência, participação e aprendizagem das crianças com necessidades educativas especiais, proporcionando-as atividades pedagógicas, culturais, sociais e esportivas, ofertadas pelo sistema educacional regular, por meio do apoio e acompanhamento do monitor de educação de inclusão.

Bem antes do horário do Sine abrir suas portas, a fila de espera de candidatos à vaga já dobrava o quarteirão - Fotos: João Cavalcanti/PMC

A fila de espera e a fila chegou a virar o quarteirão e todos que chegaram ao Sine até às 16h, conseguiram uma senha. “As pessoas poderão chegar, com suas senhas, que serão chamadas pelo número no painel. O importante é que seja uma seleção humanizada, bem-feita, respeitosa com quem veio e para que não fiquem aguardando muito tempo o atendimento e, quando chegar a vez da pessoa, que seja atendida com conforto”, destacou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Alessandra Lopes. Dessa forma, apenas quem pegou senha nessa sexta-feira (28/6), será atendido nos demais dias. Inicialmente a prorrogação seria apenas até segunda-feira ou terça-feira, como pode ser visto AQUI. Contudo, devido às mais de 800 pessoas interessadas, as entrevistas foram estendidas até quarta-feira.

A oferta de possibilidades levou ao Sine pessoas das mais variadas idades e experiências. Moradora de Nova Contagem, Talita Vitória Morais da Silva estava acompanhada da mãe, Cláudia Auxiliadora. Aos 18 anos, ela, que estuda psicologia, achou a oportunidade interessante, principalmente por se tratar de um primeiro emprego. “É uma chance de poder trabalhar e conseguir conciliar com os estudos. Sendo meio horário e relacionado ao curso que faço, é algo interessante”, comentou.

Candidatos com idades, formações e experiências diversas procuram o Sine em busca de uma vaga para monitor escolar - Fotos: João Cavalcanti/PMC

Cléria de Souza, que é educadora infantil, se deslocou em busca de uma nova oportunidade. Fora do mercado de trabalho desde fevereiro, ela espera preencher uma das vagas ofertadas. “Gosto muito de trabalhar com crianças especiais. Tenho 14 anos de experiência na área e espero preencher os requisitos”.

Meire de Fátima Rodrigues, do Santa Cruz Industrial, pedagoga e psicopedagoga, também buscou uma das vagas para monitora escolar. “Vim por estar em busca de uma oportunidade e de voltar a trabalhar. Sou formada, tenho experiência e acredito que posso agregar ao trabalho com o que aprendi na minha trajetória”, afirmou.

Pela primeira vez, o Feirão da Empregabilidade, será estendido por esse período e receberá inscrições até quarta-feira (3/7).

Previsão legal

O serviço está previsto na Política Municipal de Educação Especial quanto à inclusão e visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia das crianças e dos estudantes com deficiência, além de colaborar com a formação escolar e cidadã dos estudantes por meio da inclusão de fato e de direito.

Seleção

A seleção de candidatos, que podem ser tanto do sexo masculino quanto feminino, acontecerá das 9h às 16h e será feita de forma presencial. É necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio. Possuir curso superior relacionado à educação, como pedagogia, letras e psicologia, será um diferencial para o preenchimento da vaga. A carga horária de trabalho será de 4h30, podendo ser realizada pela manhã (7h às 11h30), ou à tarde (13h às 17h30) ou à noite (18h às 22h30). As condições salariais e de deslocamento serão informadas no dia da entrevista.

A seleção dos candidatos é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e de Educação (Seduc) com a Sociedade Cultural de Minas Gerais (SCRMG), via Termo de Colaboração Nº 002/2024 - PA Nº 002/2024. A parceira se compromete a promover a formação com capacitação adequada dos profissionais após a seleção, a fim de melhor atender a demanda na cidade.

Serviço - Sine Contagem

Endereço: rua Cel. João Camargos, 56 - Centro