20 JUN 2024
SAÚDE
Ações da Prefeitura para enfrentar a epidemia de dengue foram essenciais para controle da doença

Neste ano, no período de janeiro a maio, o município enfrentou o pior cenário epidemiológico de dengue, registrado na história da cidade. Foram notificados 82.361 casos, com 47% de positividade e 39 óbitos confirmados. Desde o início, a Prefeitura de Contagem intensificou as ações de combate ao vetor da doença e ampliou a assistência em saúde, investindo cerca de R$14,5 milhões com recursos municipais, estaduais e federais. As ações foram realizadas conforme o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que trabalhou os eixos da vigilância, controle vetorial, assistência, gestão, comunicação e educação.

Para alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti e ampliar, ainda mais, as estruturas em saúde, para o atendimento aos usuários acometidos pelas arboviroses, em fevereiro, a Prefeitura decretou situação de emergência em saúde pública.

Em resposta rápida ao cenário epidemiológico, e buscando aliviar a pressão sobre as unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a gestão municipal reforçou o atendimento com a criação de duas centrais de Hidratação (CH). Uma das unidades foi instalada ao lado do Complexo Hospitalar e a outra ao lado da UPA Ressaca, posição estratégica por atender às demandas de duas regiões – Ressaca e Nacional.

Além disso, 17 unidades básicas de Saúde (UBS) tiveram o seu horário de funcionamento estendido até às 19h. Isso permitiu oferecer um atendimento ainda mais digno, eficiente, ágil e humanizado. “Esse decreto foi importante para a gente financiar equipamentos novos, como as duas unidades de hidratação que funcionaram e deram retaguarda aos pacientes que procuravam com queixa de dengue”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões.

Enfrentamento à dengue e outras arboviroses

Essenciais na rede de urgência e emergência em Contagem, as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) desempenharam um papel fundamental no acolhimento às pessoas com sintomas de dengue e demais arboviroses. Entre janeiro e maio, um total de 27.375 pacientes foram atendidos nas UPAs JK, Vargem das Flores, Ressaca, Petrolândia e Industrial, levando a uma demanda em média 30% maior do que o fluxo normal das unidades.

Centrais de Hidratação Eldorado e Ressaca foram fundamentais no atendimento de pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya - Fotos: Janine Moraes/PMC (1) e Adelcio Ramos (2 e 3)

A Central de Hidratação Eldorado atendeu 15.062 pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, quase quatro vezes mais do que no ano anterior, com 625 internações, se tornando uma referência em meio à epidemia. Inicialmente projetada para receber até 120 pacientes, a unidade foi ampliada e encerrou o ciclo com média diária de 168 atendimentos e picos de até 289 casos acolhidos no mesmo dia. Já a unidade Ressaca atendeu 3.738 pacientes, uma média de 78 por dia. Ao todo, as UPAs e as centrais de Hidratação foram responsáveis por acolher 46.175 pessoas, salvando muitas vidas.

Ações vetoriais

Além da assistência, as ações vetoriais também foram grandes aliadas nessa luta contra o mosquito. Entre os meses de fevereiro e abril, foram realizados 33 mutirões de limpezas, que recolheram 109.950 toneladas de inservíveis, atendendo 99 mil imóveis das áreas mapeadas. Além disso, também foram realizados 43 ciclos de UBV (fumacê), contemplando 737 quarteirões.

Os mutirões de limpeza e ações como a borrifação e fumacê também contribuíram para combater os focos do mosquito Aedes aegypti na cidade - Fotos Fábio Silva/PMC

Para ajudar na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito e conscientização da população sobre a importância do trabalho conjunto na luta contra as arboviroses, o município recebeu 42 militares do Exército Brasileiro, da 4ª Região Militar, para atuarem nas visitas domiciliares em duas regiões da cidade. Ao todo, foram realizadas 2.658 visitas, em imóveis das oito regiões do município, com a eliminação de 1.270 focos.

Trabalhando a prevenção e conscientização de forma lúdica, o grupo de teatro “Agente em Cena” também participou da mobilização, com apresentações teatrais nas escolas, empresas e parques do município. Cerca de 11,5 mil pessoas assistiram às peças do grupo.

O trabalho dos agentes de saúde contou com o reforço de militares do Exército Brasileiro e foi fundamental para conscientizar a população - Fotos: Fábio Silva/PMC (1) e Adelcio Ramos/PMC (2 e 3)

O trabalho continua

No mês de maio, os números de casos notificados começaram a diminuir. Dessa maneira, no dia 6/6, o Decreto Municipal de Emergência de 120 dias, foi encerrado. Entretanto, as ações de prevenção continuam acontecendo durante todo ano.

“Neste momento, temos um cenário controlado em relação à dengue, mas é importante lembrar que as ações dos nossos agentes de saúde continuam. O município neste período, utiliza para realizar ações de planejamento ainda mais eficazes para que a gente consiga, no momento mais agudo da doença, ter um número menor de casos na cidade”, destacou Simões.

Autor: jornalista Laura Oliveira, com colaboração do jornalista Etiene Egg / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo