14 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Representantes da Universidade Federal de Santa Catarina visitam Contagem para troca de experiências

Contagem tem sido referência em políticas públicas no Estado e até no país. Na última semana, a Prefeitura compartilhou experiências, ações e políticas públicas com representantes da Cátedra Antonieta de Barros, da Universidade Federal de Santa Catarina. A equipe veio à cidade mineira com a finalidade de colher informações para subsidiar a pesquisa em desenvolvimento sobre “gênero, raça e trabalho nas periferias”.

Os catarinenses visitaram diversos espaços da cidade que promovem atividades sobre as políticas públicas de promoção de igualdade racial e conheceram o modelo do Consórcio Regional de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais.

A Casa dos Direitos Humanos, Núcleo LGBT+, Estação Juventude e o gabinete da prefeita foram alguns dos lugares visitados. “O objetivo desta viagem é construir um modelo metodológico para fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), a partir da escuta e socialização ampla de partícipes envolvidos em experiências de consórcios públicos com a perspectiva de mobilizá-lo também em torno da política de promoção da igualdade e do enfrentamento ao racismo”, explica o professor da Universidade, João Carlos Nogueira.

De acordo com a prefeita Marília Campos, que recentemente assumiu a presidência do “Mulheres das Gerais”, um dos pilares do consórcio é a oferta de alternativas de geração de renda pós abrigamento, evitando a dependência econômica. “Fico muito feliz em saber que Contagem serve de inspiração e exemplo para outras cidades. No município, por meio do trabalho informal, mais de 300 empreendimentos participam da Economia Solidária (Ecosol). Dessa forma, indiretamente, milhares de pessoas são beneficiadas”, disse.

Para a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, o fato de Contagem ter sido escolhida pelas entregas, é motivo de celebração. “Mas, acima de tudo, esse é um momento para reflexão sobre onde queremos chegar, quais são as nossas próximas metas e ações, e aguardar a avaliação dessa pesquisa que está sendo desenvolvida e as proposições do Ministério da Igualdade Racial”, afirmou.

O consórcio

Entidade de direito público, fundada em 2008, o Consórcio Regional de Promoção da Cidadania "Mulheres das Gerais" é composto por 12 municípios: Contagem, Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Itabira, Lagoa Santa, Nova Lima, Nova Serrana, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luzia. O objetivo é promover a equidade de gênero, a autonomia e emancipação das mulheres, o acolhimento, abrigo e a reinserção inclusiva de mulheres vítimas de violência nos municípios consorciados.

Autor: Repórter Raquel Lopes // Revisão e Edição: Cristiane Oliveira