14 JUN 2024
REGIONAL INDUSTRIAL
Projetos urbanos em grafitti são boas opções para visitações neste fim de semana, em Contagem
“Cores da Barraginha” e “Muraliza Arte Pública” acontecem no sábado e domingo (15 e 16/6), na cidade

O graffiti é uma arte presente na cidade, principalmente nos últimos anos, dando um toque artístico a diversas partes da cidade, principalmente valorizando os artistas locais, por meio de editais. Nessa toada, os admiradores desta arte urbana poderão ver de perto duas ações pela cidade no próximo fim de semana: “Cores da Barraginha”, projeto leva cores e arte para comunidade em junho; e o “Muraliza Arte Pública”, que propõe uma transformação nos muros do Cemitério Nossa Senhora da Glória.

A Vila da Barraginha receberá o projeto “Cores da Barraginha”, iniciativa idealizada pelas artistas Fabi Santana e Lígia Morase. No projeto, Fabi irá grafitar nos muros das casas da região figuras que valorizam as narrativas femininas dentro da comunidade. O projeto “Cores da Barraginha" é uma iniciativa apoiada pela Prefeitura de Contagem, viabilizada por meio do edital Movimenta Multilinguagens do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC).

A equipe, que é composta totalmente de mulheres, realizou entre fevereiro e maio deste ano, várias entrevistas com mulheres diretamente ligadas à comunidade, aos movimentos sociais, artísticos ou culturais do local onde o projeto irá acontecer. Cada história serviu como inspiração para a artista utilizar em suas pinturas as cores, formas e símbolos que representam essas mulheres.

“A escolha da Vila Barraginha foi para evidenciar as histórias de luta, conquista e resistência das mulheres da comunidade que possuem memórias de coletividade, festividades e de organização feminina”, ressaltou Fabi Santana.

Os projetos “Cores da Barraginha” e “Muraliza Arte Pública” acontecem neste final de semana, em Contagem  Fotos: Lígia Morase (1) e Luci Sallum/PMC (2)

“Muraliza Arte Pública”

O projeto “Muraliza Arte Pública” irá colorir os muros do cemitério Nossa Senhora da Glória, no bairro Bandeirantes. A iniciativa reunirá diversos artistas locais em um mutirão de arte urbana cheio de cores e formas. A intervenção acontecerá de forma inteiramente gratuita e aberta ao público, das 9h às 16h, na praça das Bandeiras, 86.

Além de colorir os espaços públicos, o Muraliza é um movimento que revitaliza áreas de alto fluxo na cidade. Com o apoio da Prefeitura de Contagem, por meio do FMIC, o projeto visa democratizar a arte urbana, proporcionando visibilidade aos artistas locais e promovendo a diversidade na cena do grafitti.

Participarão do projeto os seguintes artistas: Nani Oliveira, Maria, Caos, Loga, Daiely Gonçalves, Bruta, Jetcore, Sagaz, Soma e Primo. Juntos, eles prometem encher o cemitério de vida e arte. Além do incentivo da Prefeitura, o projeto também conta com o apoio da comunidade por meio de financiamento coletivo.

Valorizando a cultura

A Prefeitura de Contagem tem atuado bastante para a valorização da arte de rua desenvolvida no município. Uma das iniciativas implementadas é a instituição do Observatório Municipal da Cultura Urbana de Contagem, medida que tem por finalidade difundir e analisar informações estratégicas sobre a Cultura Urbana do município, fornecendo evidências para o planejamento, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas de defesa, promoção, proteção, educação e difusão da Cultura Urbana.

Serviço:

Cores da Barraginha, com Lígia Morase e Fabi Santana

Local: Vila Barraginha - Industrial

Data: 15 e 16 de Junho

Horário: 9h às 16h

Mais informações: @coresdavilamg

Muraliza Arte Pública

Mutirão de arte urbana nos muros do Cemitério Nossa Senhora da Glória

Local: praça das Bandeiras, 86 – Bandeirantes

Data: 15 e 16/6 - sábado e domingo

Horário: 9h às 16h

Autor: estagiário João Vieira, supervisionado pelo jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti