20 JUN 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Prefeitura investe na construção de escolas e abre quase 1.500 novas vagas para educação infantil

A Prefeitura de Contagem trabalhou nos últimos anos, intensamente, para ampliar o acesso à educação gratuita e de qualidade, a fim de garantir um futuro melhor para milhares de crianças. Com R$30 milhões em investimentos, o governo construiu seis novos centros municipais de Educação Infantil (Cemeis), criando 1.485 novas vagas para crianças da cidade.

Das seis escolas, voltadas para crianças de 1 a 5 anos, construídas de 2021 para cá, quatro já estão funcionando e duas em reta final de conclusão. Elas contam com salas de atividades, lactário, fraldário, solário, sanitários acessíveis, área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos, salas multiusos, refeitórios, pátio coberto, playground equipado, além de outros ambientes adaptados para receber os pequenos, inclusive aqueles que possuem alguma limitação motora.

Em 2021, foi inaugurado o Cemei Vila São Paulo, na região Industrial, que tem atendido 205 crianças de 1 a 5 anos. A escola foi uma importante conquista para a comunidade local, que passou a contar com estrutura de alto nível, garantindo não só a alfabetização e socialização das crianças, mas também alimentação rica e balanceada, fundamental para o desenvolvimento infantil.

Cemei Vila São Paulo foi uma grande conquista para a comunidade local que agora conta com escola de qualidade para suas crianças - Fotos: Janine Moraes/PMC

Neste ano, mais três unidades ficaram prontas e já estão funcionando: Cemei Darcy Maria de Oliveira Melo, no bairro Jardim Laguna, região Ressaca, que atende 152 crianças, de 1 a 5 anos; Cemei Confisco e Conquista Veredas, ambas na região Nacional, que têm capacidade para 188 e 376 crianças, respectivamente.

Cemeis Confisco e Darcy Maria de Oliveira Melo atendem juntos, mais de 300 crianças de  1 a 5 anos - Fotos: Janine Moraes/PMC

Foi uma grande conquista para o nosso bairro. O Cemei está atendendo a necessidade de muitas famílias, inclusive da minha. Minha filha ama a escola também, os professores são muito preparados e carinhosos, e a alimentação é excelente. Estou muito feliz”, elogiou Lunny Pereira Maciel, moradora do bairro Jardim Laguna e mãe de Emanuelly Maciel Correia, 4, que estuda no Cemei Darcy Maria de Oliveira Melo.

Atualmente, estão em fase de acabamento os Cemeis Parque Riacho das Pedras, na região Riacho,  e Inova Parque, na região Sede, que abrangerá principalmente os bairros Centro, Fonte Grande e Bernardo Monteiro. As mães de Contagem comemoram os investimentos na educação do município, porque é, também, uma forma de contribuir para que elas possam trabalhar com mais tranquilidade.

Cemeis Parque Riacho das Pedras e Inova Parque estão recebendo os acabamentos finais e, em breve, serão entregues à comunidade - Fotos: Ronnie Von/PMC

É o caso de Daiana Marielle de Oliveira, que aguarda a entrega da unidade do bairro Riacho das Pedras para matricular sua filha Valentina, que vai fazer 4 anos. “Já visitei a escola e vi como está ficando muito linda. A Valentina e eu estamos muito ansiosas para que ela possa estudar aqui”, disse.

A Prefeitura trabalha atualmente na elaboração de projetos para que mais seis Cemeis sejam construídos em breve.

Reformas e melhorias

Além das novas unidades edificadas, a Prefeitura também investiu em reformas, ampliações e melhorias estruturais que permitiram que escolas de Contagem que estavam interditadas pudessem voltar a funcionar com segurança, como o Cemei Jardim Eldorado e a Escola Municipal Ápio Cardoso, em Nova Contagem, reabertas depois de passarem por revitalização completa.

E mais: 118 unidades de nível infantil e fundamental receberam ou estão recebendo melhorias. Alguns exemplos são as escolas municipais Antônio Olinto Ferreira Pinto, Machado de Assis, Eduarda Pereira de Oliveira, Walter Fausto do Amaral, Heitor Vila Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Cézar Cunha, José Ovídio Guerra, e Ivan Diniz Macedo e os Cemeis Mundo Maior e Vereador João Evangelista Fernandes, entre outras. O investimento feito em reformas, manutenções e reparos das escolas é de R$46 milhões.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo