19 JUN 2024
GABINETE DA PREFEITA
MEIO AMBIENTE
Experiência ambiental positiva de Contagem é apresentada em congresso internacional
Congresso Mundial do Iclei 2024, realizado em São Paulo, reúne representantes de 96 países que debatem o desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação climática

Contagem está participando do Congresso Mundial do Iclei 2024, realizado  no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O encontro, que começou nessa terça-feira e vai até sexta-feira (18 a 21/06), conta com representantes de 96 países, para discutir o desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação climática. O município é uma das cidades parceiras do Iclei, convidadas para apresentar experiências positivas relativas ao clima.

Contagem foi convidada a participar de congresso internacional, em São Paulo, que contou
com a participação de 96 países - Foto: snapinsta Iclei

A prefeita Marília Campos participou de uma reunião de trabalho, nesta quarta-feira (19/6), com membros do secretariado mundial do Iclei e prefeitos de cidades brasileiras, como Niterói e Itabirito.

Este é o maior encontro global de governos locais dedicados à sustentabilidade e uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e estratégias no combate às mudanças climáticas”, declarou a prefeita.

Segundo Marília Campos, o encontro também é uma importante rede de articulação para compartilhar experiências e buscar apoio para implementar intervenções que tornem as cidades mais sustentáveis. “Como é o caso de Contagem, que foi selecionada para apresentar seu projeto de usinas fotovoltaicas, que são sustentáveis por gerarem energia a partir da captação solar”, informou.

Encontro promove o intercâmbio de experiências e a articulação de parcerias em favor da sustentabilidade - Fotos: snapinsta Iclei

O Projeto “Contagem no Clima Sustentável”, que visa a implantação de usinas fotovoltaicas (UFVs) em prédios públicos, tomando como referência a usina piloto do prédio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), instalada em 2021, será apresentado pela secretária da Semad, Maria Thereza Camisão, nesta quinta-feira (20/6), da “Rodadas de Negócio – Matchmaking”.

O evento de matchmaking será realizado pela organização filantrópica Disclosure Insight Action (CDP), em parceria com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia na América Latina (GCoM), o GCoM Gap Fund, e financiado pela União Europeia. A iniciativa, realizada em paralelo ao Congresso Mundial do ICLEI, reunirá governos, instituições financeiras e empresas da América Latina e da Europa para destacar projetos municipais inovadores nas áreas de resíduos, energia renovável, infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza, visando obter financiamento para combater as mudanças climáticas.

Congresso

O Congresso Mundial do Iclei 2024 visa reunir representantes globais para discutir avanços no desenvolvimento urbano sustentável e adaptação às mudanças climáticas. O evento conta com workshops, plenárias e sessões técnicas abordando temas como mobilidade urbana, inovação, gerenciamento do clima, resiliência e adaptação climática.

Autor: jornalista Milla Silva / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo