19 JUN 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
MULHER
SERVIÇO
Proteção e acolhimento: Prefeitura capacita servidores no Programa “Elo por Elas”
Foto: Ronnie Von/PMC

A Prefeitura de Contagem utilizou o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, na cidade (OAB Contagem), na última terça-feira (18/6), como palco para um treinamento destinado aos profissionais que integram a rede de proteção na cidade, visando apresentar o Programa “Elo por Elas” e destacar as competências e a importância de cada órgão.

Durante o ensaio, foram destacadas formas para aprimorar o acolhimento às mulheres em situação de violência, apresentando-lhes seus direitos garantidos e preservados. Estiveram presentes os órgãos e equipamentos que integram a Rede de Proteção, tais como: representantes de administrações regionais; Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher; Conselho Municipal da Mulher de Contagem; Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem; Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais; Forças de Segurança; Secretarias Municipais afetas ao tema.

A gente percebeu que a rede de proteção
e seus parceiros abraçaram essa ideia
e apoiam a causa de proteção às mulheres

Viviane França, secretária de Defesa Social de Contagem

“A gente percebeu que a rede de proteção e seus parceiros abraçaram essa ideia e apoiam a causa de proteção às mulheres. Sabemos que a violência tem gênero e é sistematizada no nosso país. Contudo, o ‘Elo por Elas’ é a menina dos olhos da Prefeitura de Contagem. O programa nasceu no final de 2022 e, hoje, é uma realidade dentro da nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

Durante o treinamento, foram observados temas pertinentes como: “O que é o Elo por Elas” e “Portal Mulher”; conceitos de tipos de violências, importunação sexual e estupro; a importância da preservação das provas num eventual crime; atuação do Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais, entre outros assuntos.

“Nos debruçamos sobre o ‘Elo por Elas’ sempre no intuito de levar até a população melhores condições de vida e, diante disso, precisamos mudar os números de violência. O Brasil está na sétima posição de país mais violento para as mulheres, e nós, como servidores, temos o dever de lutar por melhores condições”, comentou a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Neimara Lopes.

O treinamento foi destinado aos profissionais que integram a rede de proteção e teve como meta destacar as competências e importância de cada órgão nas situações de necessidade do acionamento. Para o mês de julho, será destinado aos estabelecimentos que aderirem ao Protocolo “Elo por Elas” um treinamento que visa capacitar trabalhadores em como agir nos eventuais momentos e situações de violência ou assédio contra a mulher.

“Elo por Elas”

O Programa “Elo por Elas” é um importante instrumento de prevenção à violência, que tem por objetivo realizar a otimização e integração das políticas de segurança pública voltadas para a proteção das mulheres no município. Com a implementação do programa, Contagem passa a ter um mecanismo de capacitação e informação, proteção e combate à violência de gênero, reafirmando, assim, os direitos e garantias fundamentais das mulheres.

Uma das estratégias do programa é o Protocolo “Elo por Elas”, que busca auxiliar mulheres que se sintam em situação de risco, em locais de lazer e outros estabelecimentos destinados ao entretenimento, contribuindo, especialmente, na identificação e prevenção de atos que atentem contra a dignidade sexual da mulher.

Sobretudo, o protocolo tem como premissa o respeito às individualidades, particularidades e decisões das vítimas, de modo que seja preservada a sua dignidade, saúde e integridade física e psicológica.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti