04 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Itens arrecadados na 16ª Corrida da Avenida João César de Oliveira seguem para Novo Hamburgo no RS

Cerca de 2,4 toneladas de leite em pó e 58 litros de água, arrecadados durante a 16ª Corrida da Avenida João César de Oliveira seguiram, nesta terça-feira (4/6), para Novo Hamburgo, uma das mais de 440 cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A ação, promovida pela Prefeitura de Contagem, foi articulada e desenvolvida pelas secretarias de Esporte e Lazer (Semel), de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar (SMDS) e de Desenvolvimento Econômico (Sedecon). O transporte da carga será feito pela empresa Patrus.

“Vivemos um dia vibrante! As pessoas participaram de uma atividade que promove o esporte, o bem-estar, a socialização e, ainda, puderam ajudar uma população que sofreu muito esses dias. É inspirador ver a solidariedade em ação! Que essa doação, como tantas outras que estão sendo feitas, mobilizando todo o país, seja uma ajuda importante para aquele estado”, destacou a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo.

Segundo ela, a corrida acabou se tornando uma oportunidade de mostrar como o esporte pode ser um catalisador de ações positivas e solidárias. “As doações foram expressivas, reforçando o espírito de comunidade e solidariedade”, afirmou.

Cerca de 2,4 toneladas de leite em pó arrecadadas na Corrida da João César foram destinadas à cidade de Novo Hamburgo/RS - Fotos: Adelcio Ramos/PMC

O carregamento do caminhão foi feito no Banco de Alimentos de Contagem, onde os itens ficaram estocados desde a atividade, que aconteceu no dia 26/5. O trajeto até a Prefeitura de Novo Hamburgo é de cerca de 1.700 km. Chegando ao local, os produtos serão destinados aos abrigos da cidade.

“Esse movimento de solidariedade foi possível pela união de diversas secretarias. A Semel fez a arrecadação; o Desenvolvimento Social o armazenamento, triagem e preparação, em embalagens, para os alimentos seguirem em segurança para Novo Hamburgo; e o Desenvolvimento Econômico conseguiu o transporte”, disse a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda.

Para ela, a ação visa auxiliar as pessoas, vítimas de um problema e desequilíbrio climático extremo, principalmente as mais vulneráveis. “O que aconteceu no Sul mostra que devemos, urgentemente, discutir políticas públicas que revertam esse quadro emergencial climático, para evitar um cenário como este, nunca visto. Contagem tem feito seu planejamento, obras, investimentos, auxílios. Que outras cidades possam também iniciar este processo, pois prevenir agora, preserva o amanhã”, destacou.

Itens doados

No dia da busca do kit da corrida, cerca de 5.000 pessoas doaram 400g de leite em pó, cada uma. Todos os produtos arrecadados foram destinados ao Rio Grande do Sul, incluindo aquilo que foi doado no dia da corrida.

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.

Autor: jornalista João Cavalcanti, com colaboração do estagiário Guilherme Faria / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo