27 MAI 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
Modernização: Prefeitura instala cerca de 6 mil novas lâmpadas e mais de 50 extensões de rede em 2024
A Prefeitura de Contagem tem investido na modernização e ampliação da iluminação pública da cidade com o objetivo de aumentar a segurança, tornar os espaços públicos mais atrativos e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Com trabalhos intensificados, diversos pontos em todo o município receberam novos dispositivos, atendendo às demandas apresentadas pela população diariamente.

De janeiro a abril, foram realizadas 5.943 manutenções e modernizações nas oito regiões da cidade, substituindo as antigas luminárias por lâmpadas mais modernas de LED, que são mais duradouras, potentes e econômicas, gerando uma queda de até 25% no consumo. As intervenções contam com troca de lâmpadas danificadas, mas também reparos no cabeamento, em virtude da incidência de furtos de fios de cobre que interferem no funcionamento da iluminação.

Além disso, 50 locais, entre praças, campos esportivos, viadutos e ruas completas, receberam instalação de novos postes de energia ou modernização, tornando os espaços públicos de Contagem mais seguros e convidativos para a população frequentar.

Exemplos de locais estratégicos em Contagem que receberam extensão de rede de energia e iluminação foram os viadutos Ceasa (Ressaca) e Beatriz (Sede); passarela da estação do metrô Eldorado; os campos Terrestre, Recanto da Pampulha e da Vila Sapolândia (Nacional); e o trevo que dá acesso ao bairro Darcy Ribeiro (Vargem das Flores), que conta com um ponto de ônibus.

Recentemente, outros pontos da cidade também foram contemplados, como o Espaço Popular do Eldorado, as praças Cinco (bairro Cinco), Paris e Londres (Santa Cruz), da Cemig, dos Trabalhadores e Louis Ensch (Cidade Industrial), Belarmino Souza (Xangrilá) e o CSU Eldorado. E também corredores importantes como toda a extensão das avenidas João César de Oliveira e José Faria da Rocha (Eldorado), Alvarenga Peixoto e Juscelino Kubitscheck (Industrial), Columbia (Riacho), VP-2 (Nova Contagem), Via Expressa, entre outras.

Com foco em melhorar cada vez mais a iluminação na cidade e garantir que todos os bairros sejam contemplados, a Prefeitura segue realizando estudos e dialogando com a Cemig para executar a ampliação em outros 50 pontos da cidade, que também poderão receber o serviço em breve.

Ações de 2021 a 2023

No ano passado, foram feitos 10.272 atendimentos de manutenção da rede de iluminação pública, nas oito regiões de Contagem, que é a troca de lâmpadas ou cabeamento com defeito. Neste período, também foram executados mais 8.785 serviços de modernização, substituindo luminárias de vapor de sódio e mercúrio por LED, que são mais duráveis e econômicas. No total, foram 19.057 demandas atendidas. Lembrando que a Prefeitura celebrou um novo contrato de eficiência energética em junho de 2023. Em 2021, 9.431 lâmpadas comuns, de vapor de sódio ou mercúrio, foram substituídas por lâmpadas de LED, até 25% mais econômicas e com maior durabilidade. Em 2022, o número de luminárias comuns substituídas por lâmpadas LED foi de 7.142.

Com o processo de modernização do parque luminotécnico da cidade, as despesas com as contas de luz têm despencado. Em 2021, o valor médio de contas que o município pagava à concessionária de energia elétrica girava em torno de R$1,5 milhão. Atualmente, o gasto se aproxima de R$925 mil, uma queda substancial de mais de R$620 mil por mês, reforçando a boa gestão dos recursos públicos que o governo municipal vem fazendo.​

Como solicitar os serviços de iluminação?

A população pode solicitar os serviços pelo e-mail contagem.iluminacao@gmail.com ou pelo número de WhatsApp (31) 97306-1251. É importante ressaltar que este número permite apenas o envio de mensagens de texto, áudio e vídeo, não sendo possível realizar chamadas telefônicas. E ainda pelos telefones 0800 283 1225 e (31) 3351-9191.

Clique aqui e confira a galeria de fotos
Autor: jornalista Rômulo Abreu e estagiária Amanda Meireles / Edição Carol Cunha