28 MAI 2024
TRANSCON
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Maio Amarelo: máscaras de semáforo são instaladas em Contagem e dão mais visibilidade aos pedestres

Durante todo o mês de Maio, a Transcon está realizando diversas ações educativas para conscientizar as pessoas sobre a importância de um trânsito mais seguro. As ações fazem parte do Maio Amarelo, que, neste ano, segue a campanha “Por trás de cada pessoa no trânsito, existe uma família esperando por ela”, seguindo o tema definido pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran), “Paz no trânsito começa por você".

Para reforçar a mensagem, 52 máscaras de semáforos de pedestres foram instaladas em locais de grande circulação da cidade. Com ilustrações de diversos tipos de pedestres, como mulheres, famílias e pessoas com deficiência, a iniciativa busca lembrar que todos fazem parte do trânsito, bem como a importância de usar a faixa de pedestres para atravessar. Ao mesmo tempo, busca lembrar aos motoristas de dar a preferência ao pedestre quando estiverem dirigindo.

Confira os cruzamentos em que elas podem ser vistas:

➔ Av. José Faria da Rocha/ Av. João César de Oliveira

➔ Av. João César de Oliveira (próx. ao Chromos)

➔ Av. João César de Oliveira/ Rua das Indústrias

➔ Rua Vasco de Azevedo / Av. Tito Fulgêncio

➔ Av. Babita Camargos / Av. General David Sarnoff

➔ Rua Dr. Cassiano / Av. Prefeito Gil Diniz

➔ Rua Presidente Kennedy / Praça Silviano Brandão

➔ Av. Jair Rodrigues / Praça Marília de Dirceu

➔ Av. Thomaz Gonzaga / Praça Marília de Dirceu

➔ Av. Frei Henrique Soares / Praça Marília de Dirceu

➔ Av. João César de Oliveira / Av. José Faria da Rocha

Ações do Maio Amarelo

Neste ano, a Transcon realizou uma série de ações educativas no Maio Amarelo, como teatro educativo em faixas de pedestres, ação de ponto cego de carretas, adesivação de caminhões com o aviso “ponto cego”, instalação de antenas corta-pipa para motociclistas e ciclistas, além da pintura especial de uma linha amarela em faixas de pedestres de oito regionais da cidade, que faz alusão ao Maio Amarelo, para chamar a atenção de todos na via para o mês de conscientização.

Além disso, no pátio da autarquia foi montada a Transitolândia Encantada, uma mini cidade que simula o trânsito real. Nela, as crianças puderam circular de carro, moto e bicicleta de maneira segura e aprenderam sobre as leis de trânsito com os agentes.

Autor: jornalista Rafaela Galdino / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo