28 MAI 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Mais inclusão: integrantes do Núcleo de Pessoa com Deficiência participaram da Corrida da João César

As corridas de rua organizadas pela Prefeitura de Contagem têm se destacado, cada vez mais, pela promoção da inclusão e acessibilidade, além de contribuírem para a prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida. A 16ª edição da tradicional Corrida da Avenida João César de Oliveira, realizada no último domingo (26/5), confirmou essa tendência, ao contar com a participação de 150 pessoas com deficiência (PCDs), o que reforça o compromisso da administração municipal em incluir essa parcela da população em suas políticas públicas.

Os atletas PCDs receberam apoio integral para o evento, com a disponibilização de banheiros adaptados, tendas para proteção contra o sol e profissionais voluntários para auxiliá-los e guiá-los durante o trajeto, garantindo que todos tivessem as condições necessárias para participar plenamente e com segurança. Este suporte não apenas assegurou a inclusão de cada atleta, mas também destacou o compromisso da Prefeitura em proporcionar uma experiência igualitária para todos. Além disso, os atletas do núcleo PCD receberam troféus.

Entre os participantes, estava Jucinéia Lourdes Antonieta da Silva, residente do Parque São João, que participou pela segunda vez. "A participação de PCDs na corrida é fundamental para cuidar da saúde, interagir em grupo e quebrar limites e barreiras. A inclusão promovida nesses eventos é uma forma de também exercermos nossos direitos de cidadãos e atletas", afirmou Jucinéia, destacando a importância da iniciativa.

Atletas PCDs marcaram presença na corrida e comprovaram que não há limites para a determinação e a vontade de participar - Fotos: Luci Sallum/PMC

De acordo com a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, eventos esportivos inclusivos, como a 16ª Corrida da Avenida João César de Oliveira, são fundamentais para promover a igualdade e a participação de todos na comunidade. “A presença dos participantes do núcleo PCD neste evento mostra nosso compromisso com a inclusão e acessibilidade. Proporcionar essas oportunidades não apenas melhora a qualidade de vida, mas também fortalece o senso de pertencimento e cidadania, mostrando que todos têm o direito de se destacar e se divertir", falou.

A coordenadora do Núcleo de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Esporte e Lazer, Raquel Torres, enfatizou o impacto positivo da corrida sobre os participantes. "Eles saíram da corrida orgulhosos e se sentindo protagonistas em meio a um ambiente onde brincadeiras e sorrisos eram constantes. A atmosfera de alegria e lazer era tão forte que as limitações foram deixadas de lado, destacando o potencial e determinação de cada um", disse.

O Núcleo de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Esporte e Lazer, criado na atual gestão e vinculado à Secretaria de Esporte e Lazer, começou com 30 atletas PCDs e hoje conta com 200 atletas fixos, o que representa um aumento expressivo de 566,66% no número de participantes. O projeto também conta com 20 voluntários fixos, que auxiliam e supervisionam os atletas durante as corridas, com possibilidade de convocação de mais voluntários conforme a demanda.

Autor: estagiário Guilherme Faria, com colaboração da jornalista Milla Silva / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo