07 MAI 2024
AÇÃO SOCIAL
SERVIÇO
Chuvas no RS: confira os pontos em Contagem e região, em que instituições estão recolhendo doações

A Prefeitura de Contagem, assim como as demais administrações do país, tem acompanhado as fortes chuvas no Rio Grande do Sul e solidariza com a população daquele Estado, que têm passado por enormes transtornos, seja de alimentação, acesso por vias terrestres, estrutura e perdas de casas, animais, amigos e familiares.

Diante disso, a Prefeitura de Contagem se coloca como fonte propagadora dos locais que estão fazendo recolhimento de itens a serem destinados ao Estado do Sul do país. Em Contagem e regiões próximas, algumas instituições estão recolhendo itens, que serão destinados, posteriormente, ao Rio Grande do Sul.

A PUC Minas (todos os câmpus e unidades, no caso também a PUC Contagem) está arrecadando itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados em bom estado de conservação, cobertores e água mineral. Endereço da PUC Contagem é: Centro de Espiritualidade Jesus Operário (rua Rio Comprido - Cinco, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 17h às 22h).

O Serviço Social Autônomo (Servas) e a Defesa Civil de Minas Gerais estão coletando produtos como: água mineral, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal. As contribuições em dinheiro poderão ser feitas ao Programa de Proteção Emergencial do Servas, por meio da chave PIX: ppe@servas.org.br. Local para entrega: Avenida Cristóvão Colombo, 683 - Funcionários, Belo Horizonte - MG - de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

As Agências dos Correios em Minas Gerais também estão recebendo donativos a partir desta terça-feira (7/5). Para tanto, as pessoas podem procurar a agência mais próxima de sua residência. As doações são os alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, limpeza, roupas de cama e de banho e ração para pet e sem custo de envio aos doadores.

O portal Para Quem Doar ( https://sos.benfeitoria.com/?ref=home_banner ) também reúne opções de entidades que estão recebendo donativos em dinheiro e em objetos. Há, ainda, a campanha SOS Rio Grande do Sul. A ajuda pode ser feita por meio de Pix para socorrer os atingidos pelas enchentes e alagamentos no Estado. A chave Pix (CNPJ, Banco Banrisul) é 92.958.800/0001-38.

Um outro canal para respostas às dúvidas de como doar é o telefone 199, da Defesa Civil.

Números assustam

O último levantamento realizado divulgado na manhã dessa terça-feira (7/5), atualizou o cenário causado pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Até o momento são 95 mortes e 100 estão desaparecidas. Além disso, mais de 159 mil pessoas desalojadas, 361 feridas e um impacto em mais de 1,4 milhão de pessoas.

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de decreto legislativo para reconhecer estado de calamidade pública, para agilizar o repasse de recursos federais para o Rio Grande do Sul.

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti