Nesta semana, a Prefeitura de Contagem vai utilizar, simultaneamente, duas novas tecnologias no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pelas transmissões de dengue, zika e chikungunya: as metodologias Aero System e Wals. A iniciativa, em parceria com a Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses, será realizada em uma região específica da cidade, considerando o número de casos notificados. Na quinta-feira (11/4) e sexta-feira (12/4), alguns quarteirões e imóveis do bairro Novo Riacho receberão as novas ações de combate ao mosquito transmissor.
Mais conhecido como adulticida intradomiciliar, o Aero System é utilizado dentro das residências, permitindo que o mosquito transmissor das arboviroses seja eliminado. Já a metodologia Wals é a aplicação de larvicida via aeroespacial semelhante ao carro fumacê. Ela é realizada por meio de um veículo com equipamento acoplado.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (SMS), Elane Lobo, a aplicação da metodologia Wals ocorre em dois ciclos com intervalo de quinze dias entre eles. “Essa ação ocorrerá em caráter experimental, para que posteriormente seja avaliada a eficácia do método, por meio das ferramentas de monitoramento já disponíveis no município”, explicou.
Os moradores dos quarteirões e imóveis contemplados nas ações, serão orientados pelos agentes de combate às endemias (ACE) sobre as recomendações necessárias para realização de ambas ações.
De acordo com a diretora de zoonoses, Samantha Leão, “por meio da metodologia Wals, dez quarteirões serão contemplados, atingindo 1123 imóveis. Já por meio do Aero System, serão três quarteirões, média de 212 imóveis”.
A Prefeitura tem acompanhado, diariamente, o cenário epidemiológico do município e tem feito sua parte no combate às arboviroses. Até essa quarta-feira (10/4), foram confirmados 8.719 casos de dengue. É pedido, por meio de campanhas e publicações nas redes sociais da Prefeitura de Contagem, que a população abrace a causa, eliminando os possíveis focos de dengue nas próprias residências, além de alertar o vizinho a fazer o mesmo.